Cinco municípios da região do Cariri não registraram nenhum homicídio ao longo de 2025, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). As informações fazem parte do balanço estadual dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que incluem homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
De acordo com o levantamento, as cidades do Cariri que terminaram o ano sem registros desse tipo de crime foram Abaiara, Antonina do Norte, Caririaçu, Granjeiro e Penaforte. No total, 15 municípios cearenses, entre os 184 existentes no Estado, não tiveram ocorrências de CVLIs em 2025.
Entre os municípios citados, Caririaçu se destaca por possuir a maior população, com estimativa de 27.532 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município também apresentou a maior redução no número de assassinatos entre as cidades sem registros em 2025, após contabilizar nove CVLIs em 2024.
A SSPDS ressaltou ainda que outros municípios próximos ao Cariri também figuram entre aqueles sem registros recentes de homicídios. É o caso de Baixio, no Centro-Sul do Ceará, que não contabiliza um assassinato há mais de 15 anos. O último caso registrado na cidade ocorreu em 21 de janeiro de 2010.
O Ceará registrou cerca de 3 mil Crimes Violentos Letais Intencionais em 2025, número que representa uma redução de 7% em comparação com 2024, quando foram contabilizadas mais de 3.200 ocorrências, conforme dados oficiais da SSPDS.
ERRAMOS - Houve uma imprecisão em uma notícia anterior que apontava Santana do Cariri como a cidade mais segura da região do Cariri. O erro ocorreu no cálculo dos dados, já refeitos. Pedimos desculpas aos leitores pela informação equivocada.
As informações são da Rádio O Povo CBN Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário