domingo, 18 de janeiro de 2026

Juazeiro do Norte registra a 2ª maior chuva do Ceará entre este sábado (17) e domingo (18)

Foto: Davi Rocha

Entre às 7h de sábado (17/01) e às 7h deste domingo (18), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 47 cidades do Ceará, sendo 17 localizados no Cariri.

A região caririense também contabilizou os maiores volumes pluviométricos do estado, com destaque para o distrito de Jamacaru, em Missão Velha, com 65,8 milímetros (mm).

Em Juazeiro do Norte, apesar da chuva de 59 mm, um trecho da avenida Leão Sampaio, entre a cidade juazeirense e Barbalha, ficou completamente alagado, como pode ser visto nas imagens acima. Confira onde ocorreram as 10 maiores chuvas do Ceará nas últimas 24 horas:

Missão Velha (Posto: JAMACARU) : 65.8 mm
Juazeiro do Norte (Posto: JUAZEIRO DO NORTE) : 59 mm
Missão Velha (Posto: GAMELEIRO DE S. SEBASTIÃO) : 56.4 mm
Jardim (Posto: SITIO BONSUCESSO) : 52 mm
Salitre (Posto: CHAPADA DO ALEGRE) : 49 mm
Jardim (Posto: JARDIM MIRIM) : 48 mm
Potengi (Posto: VILA ALECRIM) : 45 mm
Crato (Posto: CRATO) : 44 mm
Assaré (Posto: ASSARÉ) : 38.4 mm
Altaneira (Posto: SÃO ROMÃO) : 37 mm

A previsão do tempo entre este domingo (18) e a próxima terça-feira (20) continua apontando condições de chuva no estado com céu variando de nublado a poucas nuvens. Na faixa litorânea as chuvas ocorrem entre os turnos das madrugadas e manhãs. Nas demais regiões do estado, devem ocorrer entre os períodos da tarde, noite e madrugada. Além disso, é esperado, durante os períodos da tarde, uma brisa mais intensa, com chuva isolada no Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana.

O motivo das chuvas previstas continuam sendo áreas de instabilidades oriundas do Leste da região Nordeste do Brasil, e do Oceano Atlântico, associadas a efeitos locais.

A partir de amanhã (segunda-feira, 19), a previsão aponta a aproximação de uma segunda banda da ZCIT, com isso, é esperado chuva no estado, com maiores acumulados de precipitação principalmente em áreas do centro-norte do estado. 

Em relação a temperatura, os valores máximos devem ficar entre 35°C e 37°C nas localidades mais quentes das macrorregiões da Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte, e nas demais macrorregiões ficam entre 30°C e 34°C.

Em relação aos ventos, a direção predominante da origem do vento no período é de Leste, podendo variar de Sudeste para Nordeste. A velocidade máxima fica em torno de 40 a 50 km/h, valores que poderão ser observados em todas as macrorregiões. Na segunda e terça-feira (19 e 20/01, respectivamente), os ventos devem ficar predominantemente de Nordeste por causa da aproximação de uma segunda banda da ZCIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário