sábado, 24 de janeiro de 2026

Obras de drenagem para evitar enchentes em Juazeiro do Norte devem começar após período chuvoso, projeta secretária


As obras estruturantes de macrodrenagem em Juazeiro do Norte, voltadas à prevenção de alagamentos e enchentes, devem ter início após o fim do período chuvoso. A previsão foi apresentada pela secretária de Infraestrutura do Município, Carolina Biró, em entrevista à rádio CBN Cariri, na última sexta-feira, 23/01.


A secretária informou que as obras fazem parte do Programa de Saneamento e Infraestrutura Urbana do município e irão abranger três bacias: Atacadão, Carajás e Lagoa Seca, incluindo o trecho da Lagoa da Apuc. O investimento total é de cerca de R$ 172 milhões, com recursos viabilizados por meio de operação de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).


A licitação já foi realizada e o contrato assinado, mas o início das obras depende da aprovação dos projetos executivos, que estão sendo elaborados pelo consórcio contratado. A bacia do Atacadão é a que está em estágio mais avançado e deve ter o projeto submetido ao banco ainda em fevereiro.


A expectativa é que as obras comecem de forma gradativa, por bacia, assim que houver aprovação técnica e após o encerramento do período chuvoso.


Em paralelo, a secretária informou que o Município vem adotando uma série de ações preventivas durante as chuvas, como limpeza e desobstrução de riachos, bocas de lobo e galerias pluviais. Nesta semana, por exemplo, equipes da Secretaria de Infraestrutura realizaram a limpeza do riacho das Timbaúbas, que deságua no canal da Avenida Castelo Branco, com o uso de escavadeira hidráulica, para evitar alagamentos em períodos de chuva intensa.


Carolina Biró explicou que chuvas concentradas, registradas em curto espaço de tempo, sobrecarregam o sistema de drenagem da cidade e aumentam o risco de alagamentos, especialmente em pontos historicamente críticos, como a Lagoa da Apuc. De acordo com a secretária, a área funciona como um corredor natural de escoamento das águas que descem de regiões mais altas, como o bairro Lagoa Seca.


As informações são da Rádio O Povo CBN Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário