Com fé, alegria e entusiasmo pastoral, a Igreja Particular de Crato iniciou o ano de 2026 com a criação de duas novas paróquias em seu território diocesano, ambas dedicadas a São Sebastião, mártir. As Áreas Pastorais São Sebastião, localizadas no município de Mauriti (CE) e no distrito de Dom Quintino, em Crato, foram elevadas à dignidade de paróquia.
Mauriti (CE)
“Ó paróquia feliz e gloriosa”: em Mauriti é criada a Paróquia São Sebastião
No dia 20 de janeiro, data em que a Igreja celebra a memória litúrgica de São Sebastião, mártir, a Área Pastoral São Sebastião, em Mauriti, foi erigida à condição de paróquia. A Santa Missa solene, durante a qual foi realizada a leitura oficial do decreto de criação da Paróquia São Sebastião, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, e concelebrada por diversos sacerdotes do clero diocesano e presbíteros convidados, reunindo um grande número de fiéis em um momento de intensa alegria para a comunidade paroquial nascente.
“Hoje, na festa de São Sebastião, celebramos também a criação desta nova paróquia, lugar onde Deus deseja falar ao coração de cada fiel e ao coração de todas as comunidades, pastorais e movimentos. Assim como São Sebastião foi sinal de esperança em meio à perseguição, que esta paróquia seja sinal de esperança e de comunhão, em profunda unidade com as demais paróquias desta cidade de Mauriti.”, destacou o bispo diocesano, em sua homilia.
A Área Pastoral São Sebastião foi criada em janeiro de 2023, a partir do desmembramento da Paróquia Imaculada Conceição, em Mauriti, abrangendo inicialmente 27 comunidades. Desde então, diversas iniciativas pastorais, missionárias e sociais foram desenvolvidas, fortalecendo a vida comunitária e o sentido de pertença dos fiéis. Com o crescimento do número de paroquianos e a consolidação das estruturas pastorais, a Diocese reconheceu a necessidade de sua elevação à condição de paróquia.
O Pe. José Claudiano, que já exercia o ministério pastoral à frente da Área Pastoral, foi nomeado pároco da nova Paróquia São Sebastião.
Dom Quintino – Crato (CE)
Com 130 anos de devoção a São Sebastião, área pastoral é elevada ao grau de paróquia
No distrito de Dom Quintino, em Crato, há 130 anos o povo cultiva com fidelidade a devoção a São Sebastião. A história marcada pela fé viva e pela perseverança da comunidade levou à elevação canônica da Área Pastoral dedicada ao santo mártir ao grau de paróquia. A Santa Missa com a leitura do decreto e a posse do primeiro pároco aconteceu na última quarta-feira, 21 de janeiro, data que também celebra a chegada da imagem primitiva de São Sebastião, oferecida em 1896 pelo Servo de Deus Pe. Cícero Romão Batista ao Coronel Raimundo Nonato.
A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, e concelebrada por um expressivo número de sacerdotes. A assembleia reuniu fiéis paroquianos das catorze comunidades que compõem o território paroquial, bem como devotos de outras localidades.
“Com alegria e gratidão, elevamos hoje o nosso olhar para reconhecer que a esperança desta paróquia, agora erigida, nunca esteve fundada na força do poder humano, mas na confiança inabalável em Deus. Foi Ele quem sustentou cada passo, iluminou cada decisão e fortaleceu os corações. Que esta paróquia jamais se esqueça de suas origens e continue a caminhar firmada na fé, fortalecida pela comunhão e animada pela esperança.”, enfatizou Dom Magnus.
Administrador pastoral desde novembro de 2022, o Pe. Felipe Tavares foi empossado como primeiro pároco.
A Área Pastoral São Sebastião foi criada em 1º de abril de 2013, pelo então bispo diocesano Dom Fernando Panico, MSC, permanecendo inserida na circunscrição eclesiástica da Paróquia São José Operário, com sede no distrito Ponta da Serra, também pertencente ao município de Crato. Em 24 de fevereiro de 2023, por decreto canônico emitido pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, a Área Pastoral São Sebastião tornou-se autônoma, desvinculando-se da Paróquia São José Operário.
Por Mychelle Oliveira / ASCOM Diocese de Crato
Nenhum comentário:
Postar um comentário