quinta-feira, 1 de maio de 2025

Mirante do Caldas em Barbalha realiza, em maio, programação voltada para a conscientização ambiental


Conscientização e preservação do meio ambiente. Com essas diretrizes, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), em Barbalha, promove, no mês de maio de 2025, uma programação com ações envolvendo reutilização de materiais, Mirante Itinerante, Feira Mirarte Caldas, e com espetáculo infantil.


Nos dias 07 e 08, o Mirante Itinerante levará a oficina de reutilização de garrafas de vidro long neck, lps e cds, ministrada pela educadora ambiental da SEMA, Marina Fernandes, a diversas localidades. Na quarta, 07, das 8h às 12h, os jovens assistidos pelo Projeto Travessias, localizado no bairro Gisélia Pinheiro, no Crato, receberão a oficina. E na quinta, 08, das 8h às 12h, as mulheres atendidas pelo CRAS Malvinas, e das 13h às 17h, as mulheres atendidas pela Casa da Mulher de Barbalha.


O CAMC, em parceria com o projeto Infância no Mirante, realiza o Programa Pegadas Ecológicas, que acontecerá em dois momentos. Dia 09, às 8h30, com estudantes da escola Maria das Dores Sampaio, e dia 23, às 8h30, com estudantes da escola Maria Alacoque Sampaio. Tendo como subtítulo “Educação Ambiental Lúdica e Interdisciplinar”, a atividade visa apontar a relevância da escola na formação ambiental promovendo ações orientadas que levem a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com relação à proteção ambiental.


Em maio, a Feira Mirarte Caldas de Produtos Orgânicos e Artesanais estará no domingo, dia 11, às 8h, ao lado da escola Bom Jesus, no Caldas, e no dia 17, no Hotel das Fontes, às 18h. Já na sexta, dia 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o Mirante Itinerante desembarca no município do Crato. Os jovens assistidos pelo Projeto Travessias, pesquisadores, professores, condutores ambientais, guias de turismo e colaboradores do CAMC poderão visitar o Sítio Fundão, Centro Cultural do Cariri, a sede do Museu Orgânico de Telma Saraiva, o Geopark Araripe e a Vila da Música.


E tem muita música boa também nessa programação. No sábado, dia 17, às 21h30, no Hotel das Fontes, terá show de Guga Brito e Banda, que já dividiu o palco com nomes do reggae nacional, como Maneva, Ponto de Equilíbrio e Edson Gomes, levando muita musicalidade e originalidade.


Na sexta, 23, a partir das 9h, o Centro de Interpretação será palco para o Projeto Miudinho, que apresentará o espetáculo “Ou Isto ou Aquilo”, uma poesia de Cecília Meireles com o grupo Aquas. A atividade será direcionada aos alunos da Escola Bom Jesus, localizada no distrito do Caldas.


Sobre o Mirante do Caldas


Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário