Por: Jornalista Ruan Franklin
Missão Velha vive um momento histórico com a celebração dos 300 anos de fundação da Capela de Santo Antônio de Pádua, localizada no Distrito de Missão Nova. Construída em 1725, o templo é reconhecido como o primeiro da fé católica na Região do Cariri, sendo símbolo da chegada da evangelização ao sul do Ceará. Para comemorar o Jubileu, a Paróquia de São José promove, a partir desta quinta-feira (22), uma programação especial que se estende até o dia 30 de maio.
A programação contará com uma série de atividades religiosas e culturais que homenageiam os três séculos de devoção e fé da comunidade. Entre os destaques estão a tradicional Corrida de Santo Antônio, caminhadas missionárias, celebrações eucarísticas, além de visitas pastorais realizadas por frades capuchinhos e missionários, fortalecendo os laços da fé com a comunidade local.
A culminância da programação acontece no dia 30 de maio com a Concelebração Solene da Eucaristia, na Capela de Santo Antônio de Pádua, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Magnus Henrique Lopes. O momento será marcado por gratidão, fé e reconhecimento à importância histórica e espiritual da capela, que representa o início da missão evangelizadora no Cariri cearense.
Segundo o historiador missãovelhense João Bosco André, a capela foi construída por padres catequistas vindos do Recife com o apoio do Coronel Antônio Mendes Lobato, devoto de Santo Antônio. “Ela é um marco da nossa história e da fé do nosso povo, sendo o ponto de partida da evangelização no Cariri”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário