O mutirão de retificação de nome e gênero da Defensoria Pública do Ceará segue com inscrições abertas até esta sexta-feira, dia 30 de maio, pelo site campanha.defensoria.ce.def.br/transforma2025 . Esta é a quarta edição do projeto que este ano acontece em 12 cidades cearenses, entre elas, Crato, Juazeiro e Barbalha.
Podem participar pessoas que foram registradas e que residem em Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Poranga, Novo Oriente, Ipueiras, Catunda, Santa Quitéria, Monsenhor Tabosa e Nova Russas. Esta é a primeira vez que cidades do Sertão de Crateús participam da ação. Uma solicitação advinda da sociedade civil e dos movimentos sociais após a 10a edição do Orçamento Participativo.
Todas as pessoas que realizarem as inscrições e encaminharem a documentação adequada receberão as novas certidões de nascimento, de forma completamente gratuita, durante a solenidade marcada para o dia 3 de julho.
“Essa ação já beneficiou 583 pessoas trans e travestis que tiveram os seus registros de nascimento retificados, com o nome e o gênero com o qual essas pessoas se identificam. Então, esse ano a nossa expectativa é que a gente possa atender ao maior número de pessoas, em torno de uns 200 pessoas, seguindo as edições anteriores, e aquelas pessoas que não conseguirem fazer a inscrição por ocasião do mutirão, elas podem saber também que a Defensoria Pública faz esse atendimento na sua rotina”, destacou Lia Felismino, assessora de Relacionamento Institucional que está organizando a ação.
O Transforma é uma realização da Defensoria Pública do Ceará que tem como parceiros a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Ceará (Arpen-CE) e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil no Ceará (IEPTB).
Além disso, outras instituições somam forças à campanha, como:
– Centro de Referência Thina Rodrigues/ SEDIV (Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará)
– COEDIV (Coordenadoria da Diversidade Sexual)/Centro de Referência LGBT Janaína Dutra;
– AMOR (Associação Mães do Orgulho e da Resistência)
– Casa da Diversidade
– Acedi (Associação Cearense pela Diversidade e Inclusão)
– NUDG (Núcleo Diversidade e Gênero de Juazeiro do Norte)
– Coletivo Diversidade do Curtume
Serviço
Inscrições: de 20 a 30 de maio no site da campanha: CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário