sexta-feira, 23 de maio de 2025

Juazeiro do Norte recebe 1.800 romeiros do Piauí neste sábado (24) durante Jubileu de 50 anos da Diocese de Picos

Foto: Kid Jr.


A cidade de Juazeiro do Norte vai acolher neste sábado, 24 de maio, uma peregrinação vinda da Diocese de Picos, no Piauí. Ao todo, 1800 romeiros estarão presentes para participar das atividades formativas e da Celebração Eucarística que serão sediadas na Colina do Horto do Padre Cícero e na Basílica de Nossa Senhora das Dores.


“Nós somos motivados pela comemoração dos 50 anos da Diocese de Picos, Igreja Particular vizinha da Diocese de Crato e com a qual o nosso povo tem muita ligação, especialmente através das romarias, das visitas que são feitas ao Santuário da Mãe das Dores e da devoção ao Padre Cícero. Neste jubileu dos dois mil e vinte e cinco anos do nascimento de Jesus Cristo, no qual com toda a Igreja somos convidados a sermos peregrinos de esperança, vamos fazer este deslocamento e junto com as pessoas de Juazeiro do Norte nos irmanarmos em louvor e gratidão pelos 50 anos da nossa Diocese”, comenta o Padre Carlos Danilo, coordenador da comissão para o Jubileu de Ouro da Diocese de Picos.


Pela segunda vez o clero da Diocese de Picos inclui uma romaria a Juazeiro do Norte na programação do aniversário de criação canônica da diocese piauiense. A primeira experiência ocorreu há 10 anos, durante as comemorações dos 40 anos de fundação do território diocesano.


Detalhes da Programação

9h – Chegada ao Horto do Padre Cícero (momento de acolhida e animação)


9h40 – Caminhada da estátua do Padre Cícero até a Igreja Bom Jesus do Horto


10h às 11h – Catequese ministrada pelo bispo da Diocese de Crato, dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap


11h – Almoço na Colina do Horto


15h – Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora das Dores


História da Diocese de Picos


A Diocese de Picos - PI é uma divisão territorial da Igreja Católica Apostólica Romana, instituída em 28 de outubro de 1974 por meio da bula “Neminem Latet”, do Papa Paulo VI, sendo desmembrada da Diocese de Oeiras. Inicialmente, passou a abranger 17 municípios.


Sua instalação oficial ocorreu em 21 de setembro de 1975, quando Dom Augusto Alves da Rocha assumiu como primeiro bispo. Ele permaneceu à frente da Diocese até 2001, quando foi transferido para a Diocese de Oeiras-Floriano. Durante o período em que a Diocese esteve sem bispo titular, a administração ficou sob a responsabilidade do Padre Francisco Bezerra Neto. Em 31 de janeiro de 2004, Dom Plínio José Luz da Silva foi nomeado e tomou posse na condição de segundo bispo, exercendo até hoje a liderança pastoral da Diocese.


Atualmente, a Diocese de Picos é composta por 27 paróquias e 4 áreas pastorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário