segunda-feira, 12 de maio de 2025

UFCA concede Título de Doutor Honoris Causa ao compositor paulistano Paulo Bellinati no próximo dia 20 de maio

Foto: Tarita de Souza

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar na próxima terça-feira, 20 de maio de 2025, sua primeira cerimônia presencial para concessão de um título de Doutor Honoris Causa. Na ocasião, o homenageado será o violonista, compositor, arranjador e produtor paulistano, Antonio Paulo Bellinati.


A solenidade, que ocorrerá a partir das 18h, no campus Juazeiro do Norte, no Auditório Beata Maria de Araújo, será transmitida, ao vivo, pelo Auditório Virtual da UFCA no YouTube. Durante a solenidade haverá apresentações do coral e da orquestra da UFCA, além do show do compositor e violonista Guinga.


Em sua rica trajetória artística, Paulo Bellinati já trabalhou com artistas como Chico Buarque, Gal Costa, Leila Pinheiro e Edu Lobo – conhecidos da Música Popular Brasileira (MPB). Ele também atuou ao lado de diversos nomes internacionais, como o baixista estadunidense Steve Swallow e o compositor francês Renaud Garcia-Fons.


Em 2018, Paulo recebeu uma indicação ao Grammys Latino, na categoria de melhor álbum de música clássica, por seu trabalho “Concerto Caboclo”.


Embora seja esta a primeira solenidade presencial para entrega de um título de Doutor Honoris Causa na UFCA, Paulo Bellinati será o segundo a receber essa honraria. Em 2023, a ex-presidenta Dilma Rousseff foi a primeira personalidade a receber essa homenagem da instituição. 


O anúncio da concessão do título para a ex-presidenta ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, durante ato solene em alusão ao aniversário de 10 anos de criação das “novíssimas” universidades federais, em 26 de junho de 2023.


Paulo Bellinati

A sugestão de concessão do título de Doutor Honoris Causa a Paulo Bellinati partiu do  professor do curso de música da UFCA, Cleyton Fernandes, que formalizou a ideia junto ao Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA). 


Uma vez aceita pelo referida unidade acadêmica, a sugestão foi encaminhada para o Conselho Universitário (Consuni/UFCA). A intenção de homenagear Paulo foi apresentada na primeira sessão itinerante do Consuni/UFCA, realizada em Brejo Santo, em setembro de 2024. 


Na ocasião, o Consuni designou uma comissão para analisar a viabilidade da homenagem. A titular da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), Aglaíze Damasceno, foi escolhida para presidir a comissão. O parecer favorável à concessão do título foi aprovado pelo Consuni/UFCA um mês depois, em 24 de outubro de 2024.


Segundo Aglaíze, títulos como o de Doutor Honoris Causa são uma forma de reconhecer o artista-pesquisador, o trabalho em fluxo contínuo e a dedicação em busca da integração entre arte, investigação e estudo.


Ainda de acordo com a pró-reitora de Cultura, Paulo Bellinati tem afinidades com a UFCA e já ministrou palestras e oficinas na universidade, por ocasião dos festivais de música e de violão realizados pelo curso de música: “[Essas participações] sempre ocorreram de forma voluntária, em prol da difusão do conhecimento artístico”, destacou.


Em seu parecer, a comissão afirma que Paulo Bellinati faz jus à honraria por estar inserido em um grupo de artistas que tornaram o violão um símbolo da música brasileira.


“Paulo Bellinati inscreve-se no panteão dos grandes violonistas da história do Brasil, ao lado de nomes como Laurindo de Almeida, Baden Powell, Dilermando Reis, João Pernambuco, Américo Jacomino, Nonato Luís, entre outros, que fizeram e fazem deste instrumento um símbolo da música brasileira e de suas raízes”, diz o texto da comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário