O SINDSMCRATO realizou, ao longo desta semana, a primeira edição do SEFORMA - Seminário Formativo Maio das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, com dias de intensas atividades que reforçam a importância da organização sindical, da formação política e da luta por condições dignas de trabalho para os servidores e servidoras municipais.
Na segunda-feira, o debate se concentrou no tema “Trabalho, saúde e bem-viver: o direito a condições dignas de trabalho e valorização”, abordando as consequências da precarização para o serviço público e para a saúde dos(as) trabalhadores(as). Já na terça-feira, a discussão se aprofundou com o mesmo eixo, destacando experiências e caminhos possíveis para garantir o bem-viver no cotidiano do serviço público.
A quarta-feira trouxe como tema central “Financiamento da Educação – o direito à condições dignas de trabalho, valorização, saúde e o bem-viver”, ampliando o olhar para os impactos das políticas públicas (ou da sua ausência) na estrutura da educação municipal e no cotidiano dos profissionais da área.
O SEFORMA se encerra nesta sexta-feira, 9 de maio, com uma programação especial que
reafirma o compromisso do sindicato com a defesa dos direitos e a formação crítica das
categorias:
Palestra: “Regime próprio de previdência social, reforma da previdência e os direitos dos(as) trabalhadores(as)”
Convidado: Jorge Emicles Paz Barreto (advogado do SINDSMCRATO) e Girlanio Holanda da Silva (Fiscal Ambiental e engenheiro ambiental)
Debate: “PEC 32 não é reforma, é o fim dos serviços públicos!”
Convidada: Enedina Soares (FETAMCE)
O SEFORMA segue sendo um espaço fundamental de articulação e resistência, reunindo vozes diversas para pensar e construir, de forma coletiva, um projeto de serviço público que seja digno, valorizado e a serviço do povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário