quarta-feira, 7 de maio de 2025

Crato comemora 79 anos da Floresta Nacional do Araripe e implanta a nova sinalização da Trilha do Belmonte


O Município do Crato abraça a Floresta Nacional do Araripe nos seus 79 anos. Uma solenidade de comemoração foi realizada na manhã de ontem, 6 de maio de 2025, na Casa Sede da Flona, em plena Chapada do Araripe. Na ocasião, foi inaugurada a nova sinalização da Trilha do Belmonte, dentro dos padrões internacionais.


As cores oficiais preta, branca e amarela são utilizadas para destacar a nomenclatura oficial adotada em 34 km de sinalização. A nova sinalização é parte do projeto "Caminhos Chapada do Araripe", que integra a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, financiada pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental (FUMDAM) do Crato, em parceria com o ICMbio. Ao final, com 190km previstos e com a sinalização sendo implantada, a trilha vai interligar as Unidades de Conservação da APA Chapada do Araripe, Floresta Nacional do Araripe-Apodi, as RPPNs Arajara Park e Oásis Araripe, o Parque Municipal Riacho Meio e o Parque Estadual Sítio Fundão. Vai passar pelas cidades de Nova Olinda, Santana do Cariri, Crato, Barbalho, Missão Velha e Juazeiro do Norte.



Também foi inaugurada a nova nomenclatura da trilha inclusiva , que recebe o nome do Mestre Galdino, conhecedor da floresta falecido recentemente. O ato contou com a presença emocionada de familiares, o prefeito do Crato, André Barreto, além dos secretários de Meio Ambiente e Mudança do Clima, George Borges, e do Turismo, Luís Carlos Saraiva.


O evento teve com apresentação inicial de projetos desenvolvidos através do ICMbio, na Flona. Em seguida, foi realizado o descerramento da placa indicativa da floresta, na entrada da Trilha do Belmonte, e a apresentação do percurso inclusivo com a nova sinalização e o momento de parabéns, com direito a bolo de aniversário dos 79 anos da Flona.


O prefeito do Crato, André Barreto, celebrou a data e a importância da floresta para toda a região do Cariri e do Ceará. O gestor falou do trabalho que tem sido realizado desde janeiro, tendo como exemplo o programa Domingo nas Trilhas, que visa a conscientizçaão ambiental e possibilita que as pessoas vivenciem o tesouro que é a floresta.


Um momento de emoção ficou por conta da inauguração da nomenclatura da trilha inclusiva do Belmonte, que passa a ser denominada Mestre Galdino, homenagem ao profundo conhecedor da floresta. Seu filho, Cícero Galdino, em nome da família, agradeceu pela homenagem e lembrou de uma frase importante dita pelo homenageado: "Entre o céu e a terra existe uma grande ponte que começa no céu e termina no Belmonte".

Nenhum comentário:

Postar um comentário