O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Araripe, responsável pelas Unidades de Conservação Federais da região, informou na tarde desta quarta-feira (08/10), que o incêndio que se propagou em direção à Floresta Nacional do Araripe-Apodi e atingiu áreas significativas do Refúgio de Vida Silvestre Soldadinho-do-Araripe, nas esferas municipal e federal, foi completamente extinto.
"Graças à pronta atuação da brigada de prevenção e combate a incêndios florestais do ICMBio, as chamas foram rapidamente controladas, sendo o fogo declarado extinto no dia 8 de outubro de 2025", informa a nota do órgão.
As equipes permanecem em campo realizando o monitoramento da área afetada para prevenir a ocorrência de novos focos. Aproximadamente 50 hectares da Floresta Nacional do Araripe foram atingidos pelas chamas, decorrente do incêndio que iniciou na última segunda-feira (6), na região do Sítio Coqueiro, zona rural do Crato, e rapidamente se espalhou para outras localidades. As informações foram repassadas na manhã desta quarta-feira, pelo chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Carlos Augusto.
"O NGI ICMBio Araripe agradece o empenho de todos os envolvidos nas ações de combate, prevenção e apoio logístico, e reforça a importância da conscientização da população local e dos visitantes quanto à preservação ambiental e à denúncia de práticas que possam provocar incêndios florestais", finaliza a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário