quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Duas pessoas são presas por furto de energia elétrica em Crato


Dois homens foram presos em flagrante por furto de energia elétrica, nesta terça-feira (28/10), no bairro Cacimbas, no Crato. Durante uma operação, técnicos da distribuidora identificaram ligações irregulares em uma residência e em um estabelecimento comercial da região. A ação foi conduzida pela Enel Distribuição Ceará, com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os suspeitos foram encaminhados à delegacia da cidade, onde foram lavrados os Autos de Prisão em Flagrante (APFs). Os casos seguem sob investigação.


A operação integra o conjunto de ações regulares da distribuidora para o combate ao furto de energia no estado, com foco na segurança da população e na integridade da rede elétrica.


Furto de energia é crime e coloca vidas em risco

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, compromete a qualidade do fornecimento e coloca em risco a vida da população, podendo causar acidentes graves, inclusive com quem manipula a rede elétrica de forma irregular.


Como forma de combate, a Enel Ceará realiza inspeções regulares na rede elétrica, com base em análises de dados e em operações conjuntas com a Secretaria da Segurança Pública do Estado. Entre janeiro e setembro deste ano, foram identificados mais de 24 mil casos de furto de energia, a partir de 109.983 fiscalizações técnicas. Com o apoio da SSPDS, já foram realizadas mais de 245 operações especiais, resultando em 148 prisões em flagrante.


Em 2024, a distribuidora identificou 38.307 casos de fraude na rede elétrica e realizou 155 mil inspeções técnicas, além de 135 operações especiais, que levaram à prisão em flagrante de 37 pessoas.


O consumidor tem papel importante no combate ao furto de energia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e gratuita, 24 horas por dia, por meio dos canais oficiais da Enel Ceará: Call Center 0800 285 0196.

Nenhum comentário:

Postar um comentário