A concessionária forneceu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores que atuaram durante o evento religioso
A Romaria da Beata Benigna de Araújo, em Santana do Cariri, realizada de 15 a 24 de outubro, consolidou-se como uma das maiores manifestações de fé do interior do Ceará, reunindo devotos de diversas cidades do Cariri, de outras regiões do Ceará e até de estados vizinhos. Além das comemorações religiosas, o evento gerou um impacto significativo na economia local, com a instalação de barracas de alimentação, venda de artigos religiosos e pontos de acolhimento aos visitantes.
Esse grande fluxo de pessoas resulta em um aumento significativo na geração de resíduos, tornando o trabalho dos catadores fundamental para a limpeza da cidade e para a sustentabilidade da festa, através da triagem e destinação correta dos resíduos coletados. A Regenera Cariri, responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região, apoiou mais este grande evento da região.
Antes do início das festividades, os catadores receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), garantindo mais segurança e dignidade ao trabalho essencial realizado por eles. A concessionária distribuiu, em pontos estratégicos frequentados pelos romeiros, doze recipientes, chamados de bombonas, para que a destinação dos resíduos fosse feita de forma correta, evitando que fosse jogado nas vias.
“Essa festa começou pequena, e a cada dia esse número aumenta mais. Só hoje (24/10), em Santana, passaram mais de 30 mil pessoas de nove estados diferentes, para conhecer a história dessa jovem”, afirmou o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidades, em seu perfil nas redes sociais ao participar da procissão da Romaria de Benigna.
"A Romaria é um momento de fé e de grande importância para Santana do Cariri e para toda a região. Esses eventos trazem um fluxo de pessoas duas ou três vezes maior do que essas cidades possuem. Consequentemente, há aumento na geração de resíduos. O nosso papel é contribuir para que o impacto ambiental seja o menor possível, ao mesmo tempo em que valorizamos quem está na linha de frente desse trabalho, que são os catadores”, afirma Ingrid Botelho, gerente Comercial da Regenera Cariri.
Para os trabalhadores que atuam na linha de frente, a iniciativa fez a diferença. “Esses dias de romaria foram muito bons pra gente, que fomos catar reciclagem, só tenho a agradecer ao pessoal da Regenera Cariri, que trouxe os EPIs para a gente trabalhar”, destacou Dona Rosa, catadora de material reciclável de Santana do Cariri e uma das seis trabalhadoras contempladas com o suporte da concessionária.
A atuação da Regenera Cariri durante a Romaria de Benigna reforça o compromisso da empresa não apenas com a gestão eficiente dos resíduos, mas também com a inclusão social e a valorização dos agentes ambientais.
Sobre a Regenera Cariri
A Regenera Cariri será responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região. As prefeituras de cada município seguirão responsáveis pela coleta de resíduos, enquanto a empresa dará destino adequado para 270 toneladas de resíduos gerados, diariamente, nestas cidades.
Serão investidos mais de R$110 milhões, ao longo de 30 anos de contrato, para construir as infraestruturas necessárias à operação da concessionária, adotando práticas sustentáveis e cumprindo o que determinam o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Novo Marco Legal do Saneamento.
Com a operação da Regenera Cariri, os municípios poderão desativar lixões a céu aberto, onde há pessoas em atividade de catação insalubre. Além disso, a gestão correta dos resíduos vai contribuir para a preservação ambiental, em especial das fontes de águas subterrâneas; além de ampliar o potencial de geração de renda dos catadores, que poderão ter, ainda, melhores condições de saúde e segurança na atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário