sexta-feira, 25 de julho de 2025

Luciano Lopes, ator que interpreta a Luana do Crato, vence festival e celebra a força do humor popular


O humorista cearense Luciano Lopes foi o grande vencedor do 6º Festival de Cenas Cômicas, realizado pelo Grupo Parlapatões, em São Paulo. A final do evento aconteceu na noite da última terça-feira (22/07), no Espaço Parlapatões, localizado na tradicional Praça Roosevelt, e reuniu diferentes estilos de humor, como esquetes, palhaçaria, stand-up e performances autorais.


Com a personagem Luana do Crato, uma mulher nordestina forte, provocadora e cheia de personalidade, Luciano Lopes emocionou e arrancou gargalhadas do público. O sotaque carregado, o humor ácido e a crítica social marcaram sua apresentação. “Ganhar esse festival é uma vitória coletiva. É uma vitória do Cariri, do Ceará, do humor que vem das ruas, das praças, das escolas. É a prova de que a comédia popular também é arte de resistência e de qualidade”, afirmou o ator logo após receber o prêmio.


REFERÊNCIA DO NORDESTE


Luciano Lopes foi o único representante do Nordeste entre os 15 finalistas do festival, que recebeu mais de 200 inscrições de todas as regiões do País. Ao longo das eliminatórias, 45 cenas foram escolhidas e cinco eram selecionadas a cada fase, até a final.


A atuação de Luciano Lopes levou ao palco a cultura cearense com autenticidade e originalidade. Ao misturar crítica social e comicidade popular, ele conquistou o público e o júri, reforçando a força do teatro vindo do interior do Brasil.


TRAJETÓRIA NO TEATRO


Com mais de 30 anos de carreira, Luciano Lopes iniciou a trajetória artística em 1987, no município de Crato, no Cariri Cearense. A personagem Luana do Crato foi criada em 1993 e se tornou o trabalho dele mais conhecido.


O ator também é autor do livro Mariquinha Maricota e protagonista do documentário Ele é Ela – Com Muito Humor. Além disso, lidera a Marmota Produções e o grupo Bilu Bila e Cia, voltados para o teatro de rua e ações culturais em comunidades.


Na comemoração, Luciano Lopes fez questão de destacar a importância do reconhecimento vindo dos Parlapatões. “Os Parlapatões são referência de vanguarda no teatro brasileiro. É a vitória da cultura popular, do Cariri para o Brasil“, celebrou ao lado do ator e diretor Hugo Possolo.


Fonte: Opinião CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário