Arte, religiosidade e tradição. O Complexo Ambiental Mirante do Caldas, equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sena), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), soma-se aos tradicionais Festejos do Bom Jesus dos Aflitos, manifestação cultural e religiosa que envolve toda a comunidade do Caldas, com uma programação especial voltada à formação artística e valorização das expressões populares daquele distrito.
No sábado, 02, acontecerá a oficina de confecção da Bandeira para os Festejos do Bom Jesus dos Aflitos, uma atividade de caráter colaborativo que envolve a comunidade na criação da nova bandeira de 2025. A oficina será conduzida no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, reunindo participantes em torno da construção simbólica desse importante elemento das celebrações.
Ainda no sábado, às 18h, será realizada a solenidade de inauguração do mural “Cultura e Natureza do Caldas”, obra da artista visual Jessyca Sereia, produzida ao longo do mês de julho, durante a oficina “Natureza e Cultura do Caldas: Memórias e Tradição (Intervenção artística)”. A atividade formativa envolveu moradores da comunidade em um processo de criação coletiva, resultando em um painel que será instalado na Vila do Caldas, reforçando o compromisso do equipamento com a arte comunitária e os saberes tradicionais.
No domingo, dia 03, ocorre a culminância da oficina de confecção da bandeira, com a exposição pública desta ao lado das bandeiras de anos anteriores, em uma instalação que apresenta a trajetória visual da devoção ao Bom Jesus. A exposição será assinada pelo artista visual Francisco Amorim, que desde 2009 produz a bandeira dos festejos.
A programação encerra com apresentações musicais na Vila do Caldas, às 17h30, com show da banda Forró Tapera, seguido por Haroldinho e Forró De Nois, às 19h, reunindo comunidade e visitantes em um momento de confraternização e celebração cultural.
Seguindo para o dia 08, às 21h, Os Cabras de Lampião, uma parceria do CAMC com o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, animam a noite; e Adriano Sanfoneiro encerra a festa às 23h. Passando para o dia 09, às 21h, Rafael Belo Xote leva aquele forró pé-de-serra. Encerrando a parte cultural da festa, no domingo, 10, às 19h, terá o Pagode da Louvação. Toda essa programação acontecerá em frente a Igreja Bom Jesus dos Aflitos, no Caldas.
E a Feira Mirarte, juntamente com a Quermersse, estará presente também nessa festa no dia 08, a partir das 18h, fomentando a economia criativa e a geração de renda na comunidade local, valorizando os saberes e fazeres dos microempreendedores, oportunizando e fortalecendo o turismo de base comunitária da Vila do Caldas.
No Ciclo de Palestras Socioambientais, dia 14, às 9h, no CRAS Malvinas, o CAMC promoverá palestra ministrada pela Secretária de Direitos Humanos do Munícipio do Crato, Zuleide Queiroz, com o tema “O que são direitos humanos e porque precisamos deles”, voltada ao público de mulheres que são assistidas pelos CRAS de Barbalha.
No ciclo de palestras ambientais, o CAMC promove na sexta-feira, 15, às 13h, na Trilha Mirante do Caldas, localizada na Flona Araripe, roda de conversa que terá como temática “Caatinga e Cerrado: patrimônios do Brasil”, ministrada pela engenheira florestal Adrielle Andrade, e pelo engenheiro agrônomo Josué Dantas.
O Mirante do Caldas reafirma seu apoio aos Festejos do Bom Jesus dos Aflitos com ações que integram arte, memória e participação comunitária, contribuindo para o fortalecimento dessa importante manifestação do patrimônio imaterial da região do Cariri.
Sobre o Mirante do Caldas
Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário