Moradores da região do Cariri cearense, com ensino médio concluído e idade mínima de 18 anos podem se inscrever no curso gratuito de iniciação à Formação em Artes, Cultura e Áreas Técnicas, do projeto Escola Livre Terreiro em Movimento. Serão oito meses de curso presencial com início em setembro de 2025 e encerramento em abril de 2026. As inscrições estão abertas até o dia 27 de julho, exclusivamente de forma online. O edital com o formulário de inscrições está disponível no perfil da rede social do projeto no Instagram: @escolalivreterreiro
O curso integra o projeto “Escola Livre - Terreiro em Movimento - Formação em Artes, Culturas e Tecnologia”, uma realização da Associação Movimentos e o Ministério da Cultura, com produção da Betha Produções em parceria com a ONG Beatos e a Lumiar Consultoria.
Com 40 vagas, o curso tem a finalidade de proporcionar formação inicial nas áreas de Produção Cultural, Empreendedorismo Cultural, Cenografia e Multimídia, contribuindo para o desenvolvimento cultural e criativo da comunidade da região do Cariri cearense.
Quando e onde acontecerá
Um seminário em setembro, com 12 horas/aula, marcará a aula inaugural do curso, que ao longo de oito meses contará uma carga horária total de 160 horas/aula, distribuídas em dez disciplinas presenciais, com 16 horas/aula cada, realizadas nas cidades de Juazeiro do Norte e do Crato.
Na programação do curso haverá ainda estágio obrigatório de 40 horas/aula e trabalho final com 20 horas/aula, totalizando 232 horas/aula. As atividades serão ministradas uma vez por mês, de sexta a domingo, nos seguintes horários: às sexta-feira das 18h às 22h; aos sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h; e aos domingo das 9h às 13h.
As atividades
O curso de iniciação à formação nas áreas de Produção Cultural, Empreendedorismo Cultural, Cenografia e Multimídia visa aproximar os diversos aspectos da produção cultural contemporânea, incluindo as dimensões teóricas, práticas bem como os conceitos pertinentes para o exercício destes profissionais.
Na área da Produção Cultural, o foco do curso estará nos processos de planejamento, organização, execução e avaliação de eventos e projetos culturais. O Empreendedorismo Cultural será voltado para o desenvolvimento de negócios e iniciativas criativas no setor cultural. Na área da Cenografia, a atividade será destinada à criação e desenvolvimento de espaços cênicos para diversas manifestações artísticas. E na área de Multimídia, o direcionamento será para som e luz para a cena.
Bolsas e vagas reservadas
Dentre as 40 vagas ofertadas, 20% delas (oito vagas) serão reservadas para atender a critérios específicos, como pessoas em situação de vulnerabilidade social, membros de comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. Os estudantes selecionados para estas vagas reservadas receberão bolsa de incentivo no valor mensal de R$ 400,00, pelo período de oito meses de curso, totalizando R$ 3.200,00 para cada bolsista.
SERVIÇO
Curso presencial gratuito de iniciação à Formação em Artes, Cultura e Áreas Técnicas, do projeto Escola Livre Terreiro em Movimento – Inscrições abertas até o dia 27 de julho. Edital com o formulário de inscrições disponível no perfil da rede social do projeto no Instagram: @escolalivreterreiro. Após preenchido deve ser enviado por e-mail para escolalivreterreiroemmovimento@gmail.com. O anúncio dos selecionados será feito no dia 1º de agosto. Mais informações: (88) 98159-9788.
Nenhum comentário:
Postar um comentário