Foto: Shutterstock |
Juazeiro do Norte tem registrado entre seis e dez novos diagnósticos semanais de Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre crianças e adolescentes. A informação foi divulgada na quarta-feira, 23/07, pela diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde (Sesau), Dayse Cruz, em entrevista à rádio CBN Cariri.
Segundo Dayse, os dados se referem apenas à rede pública, o que indica que a incidência pode ser ainda maior ao se considerar os atendimentos particulares. “Há uma variação de seis a dez novos casos por semana. Isso só na rede pública”, destacou.
Atualmente, cerca de 3 mil crianças e adolescentes com TEA ou algum transtorno mental são atendidos pelo sistema público de saúde do município. Os atendimentos ocorrem em cinco clínicas conveniadas e, a partir da próxima segunda-feira, 28, no recém-inaugurado Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea).
O equipamento funciona na Rua Jonas de Sousa Silva, no bairro Lagoa Seca. A nova unidade oferecerá serviços como psiquiatria, fonoaudiologia, psicoterapia especializada em autismo, psicopedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia, atendimento farmacêutico, entre outros. No local, os pacientes também terão acesso a quatro refeições diárias.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário