Igreja do Bom Jesus do Horto durante cerimônia de dedicação em fevereiro de 2024. Foto: Reprodução/Salesianos |
A Obra Salesiana Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, está se preparando para mais uma romaria em celebração a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza. Anualmente, durante o período que antecede o dia do “santo dos pobres”, centenas de devotos de diversos estados brasileiros visitam Juazeiro do Norte e integram o tradicional movimento romeiro chamado de “Passagem de Canindé”.
Para acolher os romeiros, o Horto do Padre Cícero elaborou uma programação especial que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de setembro de 2024. A agenda inclui atendimentos pastorais, apresentações culturais e disponibilidade para pernoite. Este ano, a romaria é ainda mais significativa, pois celebramos, junto aos romeiros de São Francisco, Nossa Senhora das Dores e do Servo de Deus Padre Cícero, os 800 anos das Chagas de São Francisco.
A romaria da “Passagem de Canindé” tem se fortalecido ao longo dos anos, e a expectativa é que centenas de devotos passem por Juazeiro, visitando os espaços sagrados da cidade, especialmente o Horto do Padre Cícero e o imponente Santuário de São Francisco, antes ou após a estadia em Canindé, onde acontece uma grande Festa e Romaria dedicada a este santo. A Romaria de São Francisco de Assis, na cidade de Canindé, é reconhecida como uma das principais do Nordeste, reunindo milhares de fiéis.
Durante a “Passagem de Canindé”, muitos romeiros optam por pernoitar no Horto. Segundo Francisca Santana, gestora desta obra salesiana, a instituição tem se preparado para oferecer a assistência e acolhida necessárias. A expectativa é que os romeiros celebrem o dia de São Francisco de Assis, em 4 de outubro, na cidade de Canindé, Ceará.
Vale ressaltar que a “Passagem de Canindé” acontece logo após a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, cuja devoção foi amplamente promovida pelo Padre Cícero Romão Batista.
A irmã Matilde Tiemi, diretora da Comunidade das Irmãs da Caridade de Jesus em Juazeiro do Norte, destacou que, para este ano, a expectativa é que o Horto receba um grande número de romeiros na “Passagem de Canindé”. Segundo a religiosa, embora haja dias com maior concentração de visitantes, as romarias têm se “diluído” ao longo de mais dias. Assim é possível oferecer um melhor atendimento. Ela reforça: “Aqui, estamos esperando com a mesma alegria e expectativa de sempre. ” Em Juazeiro do Norte, as Irmãs da Caridade de Jesus atuam no atendimento pastoral no Horto do Padre Cícero.
Por: Francisco Mario
Nenhum comentário:
Postar um comentário