sexta-feira, 27 de setembro de 2024

"A creche é parte fundamental para educação e uma política que atua com e pelas mulheres e crianças", destaca professora Zuleide


Sou professora Zuleide Queiroz, atuo na educação superior formando professores há mais de 30 anos, no curso de pedagogia na Universidade Regional do Cariri (URCA), mas também atuando nos movimentos sociais e com isso tenho insistido numa política educacional que tenha como prioridade creches, escolas, universidades públicas, gratuitas e de qualidade para população, pois investindo em educação podemos trabalhar para uma transformação social.

Falar em creches é, também, discutir a autonomia das mulheres. No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não têm acesso à educação nos primeiros anos de vida. Isso significa, também, que várias mães não têm onde deixar seus pequenos.

Creches são políticas públicas que incentivam igualdade de gênero através da inclusão social das mulheres. Sem creches, nossas cidades excluem e afastam as mães da vida em sociedade. Essa é uma conversa que deve ter a maternidade, ou melhor, as maternidades, múltiplas e diversas, no centro do debate, mas não só: é uma briga coletiva, de todos e todas.

Em 2024, seja rede de apoio de uma mãe e questione: onde estão as creches de nossa cidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário