sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, vem ao Crato para participar do lançamento do Programa Kariri Criativo

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A partir de agosto, o Ministério da Cultura (MinC) colocará em prática o Programa Kariri Criativo (PKC), um modelo pioneiro de desenvolvimento territorial sustentável baseado nas potencialidades culturais e criativas da região do Cariri cearense. O projeto abrange nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O evento de lançamento será na quinta-feira (7/08), no Centro Cultural do Cariri, em Crato, com a ministra da Cultura, Margareth Menezes.


O PKC é o projeto-piloto da Política Nacional de Economia Criativa, chamada de Brasil Criativo, iniciativa interfederativa do Ministério da Cultura (MinC), que mobiliza e integra agentes da economia criativa, articula políticas públicas e fomenta a produção, comercialização e consumo de bens e serviços criativos para promover desenvolvimento sustentável. Em 2024, a Pasta lançou o conjunto de diretrizes que compõem a estratégia nacional em cerimônia realizada no Rio de Janeiro (RJ).


"Os territórios são lugares de intensa atividade cultural. O Brasil Criativo vem para dar visibilidade e valorizar o que cada local tem de mais potente. Quando desenvolvemos políticas como o Kariri Criativo, possibilitamos que os trabalhadores da cultura dos municípios que fazem parte daquela região impulsionem suas produções gerando cada vez mais renda e desenvolvimento econômico", afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.


Desenvolvimento territorial e criativo


O Kariri Criativo é uma iniciativa que busca integrar expressões culturais tradicionais e contemporâneas, tecnologia, inovação, formação profissional, fomento e governança, em um modelo alternativo de desenvolvimento. Desde o mapeamento das vocações locais até a estruturação do ecossistema cultural e criativo, o programa surge a partir das demandas do território e de sua dinâmica, contando com a participação de diversos atores, sistemas produtivos e redes.


Além disso, o Kariri Criativo visa alinhar políticas públicas municipais, estaduais e federais relacionadas à economia criativa ao criar uma agenda federativa para fortalecer a produção, comercialização e consumo de bens e serviços culturais no Cariri. Valores como cidadania, democracia, biodiversidade, diversidade cultural, inclusão produtiva, sustentabilidade, inovação e bem-estar reforçam o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável de regiões brasileiras.


O lançamento contará, ainda, com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, da secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela, da secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, e do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes.


Após a solenidade de lançamento, será realizado o seminário de economia criativa “Raízes do Amanhã”, que reunirá especialistas, criativos, empreendedores, pesquisadores, gestores públicos, artistas e juventudes para refletir, debater e cocriar soluções para o desenvolvimento de territórios criativos a partir dos saberes locais, inovação e sustentabilidade. Para mais informações, acesse aqui.


Economia criativa


O Kariri Criativo tem como proponente a Quitanda Soluções Criativas, com patrocínio do Banco do Nordeste e realização da Secretaria da Cultura do Ceará. Como projeto-piloto, a iniciativa servirá de modelo para a expansão de territórios criativos em outras regiões do Brasil, do Nordeste ao Pantanal, da Amazônia aos Pampas.


Para Cláudia Leitão, com a reativação da Secretaria de Economia Criativa, o MinC assume a liderança na implementação da Política Brasil Criativo, colocando a cultura como elemento estratégico para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.


SERVIÇO


Lançamento do Programa Kariri Criativo

Local: Centro Cultural do Cariri - Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N 01, Gizélia Pinheiro (Batateiras) - Crato, Ceará.

Data e hora: 7 de agosto às 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário