Parlamentar fortalece missão internacional na África e na Europa e articula abertura de mercados para cooperativas e agricultura familiar do Cariri.
O deputado estadual Pedro Lobo (PT-CE) já se encontra na Eslovênia, dando continuidade à sua missão internacional para abertura de mercados, com foco no fortalecimento do cooperativismo, agricultura familiar e da economia solidária.
A agenda integra uma série de compromissos estratégicos na Europa, após passagem pelo Egito, ampliando o diálogo internacional em busca de oportunidades para produtores brasileiros, especialmente do Ceará e da região do Cariri.
Na Eslovênia, país reconhecido mundialmente como referência na produção de mel e no cooperativismo, Pedro Lobo manteve contato direto com cooperativas locais, conhecendo experiências exitosas, modelos de organização produtiva e estratégias de comercialização que podem contribuir para o desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar no Brasil.
A convite do Governo Federal e da UNICAFES
A missão internacional ocorre a convite do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).
Abrir novos mercados
O objetivo é promover o intercâmbio de experiências, abrir novos mercados e fortalecer políticas públicas voltadas à produção, agregação de valor e comercialização dos produtos da agricultura familiar brasileira.
Segundo o parlamentar, o contato com cooperativas internacionais reforça a importância do cooperativismo como ferramenta de inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento sustentável.
Gerar oportunidades e valorizar quem produz
“Levar os produtos do Cariri ( castanha de caju, farinha de mandioca, mel de abelha, derivados da cana de açúcar - alfinin - rapadura, além de açaí) para o mercado internacional é gerar oportunidades, valorizar quem produz e fortalecer a economia dos territórios”, tem destacado Pedro Lobo
A missão segue com novos encontros e agendas estratégicas em países europeus, até sexta-feira (19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário