A Universidade Regional do Cariri (URCA) aprovou, junto ao Conselho Universitário (CONSUNI), oito novos cursos para a instituição, dois na modalidade presencial e cinco de Ensino à Distância (EaD), e uma pós-graduação.
A aprovação ocorreu durante a primeira reunião ordinária do conselho de 2025, nesta sexta-feira, 8, presidida pelo Reitor Carlos Kleber de Oliveira, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte.
Na ocasião, foi apresentada a proposta de denominação do Auditório da Universidade Regional do Cariri – URCA, Campus Pimenta, na Unidade Madre Feitosa, de Professora Maria Sarah Esmeraldo Cabral, fundadora da URCA, além de ter assumido a função de pró-reitora de Extensão e presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (FUNDECT). O presidente, Reitor Carlos Kleber, destacou o importante papel histórico da professora Sarah, na luta pela conquista da primeira universidade pública para a região. A proposta será apreciada e votada na próxima reunião do conselho.
Novos cursos aprovados
Em quase cinco horas de reunião, os membros do conselho realizaram as apreciações, com colocações e relatorias sobre cada pauta apresentada. Os cursos aprovados de forma presencial foram os de Engenharia Civil, que irá funcionar no campus Crajubar, e o de Engenharia Agronômica, no Campus Mauriti, ambos ligados ao CCT. Na ocasião, foi apresentada condições de estrutura do prédio do CCT, para receber o novo curso de bacharelado, pelo professor e diretor do centro, Renato Fernandes.
Já o bacharelado em Engenharia Agronômica, aprovado por meio de decreto estadual, irá funcionar no campus Mauriti, com projeto para ocupar uma área de mais de 20 hectares, proporcionando um novo momento, inclusive voltado para o fortalecimento agrícola regional e da agricultura familiar.
Foram aprovados pelo CONSUNI os cursos na modalidade de EaD de licenciaturas em Química, Matemática, Ciências Biológicas, Física e Letras. Na pós-graduação, houve a aprovação do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário