Barbalha é o município do Cariri mais prejudicado pelo aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos a determinados produtos brasileiros. A estimativa é de impacto de cerca de R$ 6 milhões, segundo o secretário-executivo de Finanças, Planejamento e Gestão, Aquiles Soares.
“É um desafio muito grande, ninguém esperava por isso, uma taxação desse tamanho”, disse o secretário em entrevista à rádio CBN Cariri, na quinta-feira, 14/08.
Aquiles explicou que a taxação atinge diretamente setores como produção de banana, pescados, cana-de-açúcar, hortaliças, sementes e chá-mate. “Nós temos pequenos agricultores que também serão atingidos”, acrescentou.
Para Soares, o cenário exige respostas estratégicas. Entre as alternativas citadas por ele, estão o fortalecimento do mercado interno e a busca de novos destinos para a exportação, como a China.
“Um planejamento no sentido de fortalecer o comércio interno. Se a gente não consegue exportar, vai ter que procurar novos compradores, seja dentro do país, ou dentro do Ceará, ou fora, como a China”, disse. As informações são da Rádio O Povo CBN Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário