A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) vai enviar uma equipe técnica na próxima semana ao Cariri, para discutir o limite territorial do Estado com o Pernambuco. As duas casas dos legislativos já possuem acordo a ser formalizado para definir os limites territoriais.
Entre as duas Unidades da Federação (UFs), há dúvidas sobre os limites há mais de uma década. Pessoas que se identificam como cearenses estão residindo, atualmente, dentro de território pernambucano. No Ceará, seis municípios são afetados. São eles:
Salitre;
Araripe;
Santana do Cariri;
Crato;
Barbalha;
Jardim.
O presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), recebeu o presidente da Câmara Municipal de Salitre, Silvio Pinto (PSB), na manhã desta quinta-feira (14/08), ocasião em que se comprometeu com o assunto.
“Contem com a Alece na defesa dos nossos interesses, dos nossos limites geográficos, no sentimento de pertencimento e da cearensidade do povo”, pontuou.
De acordo com o chefe do Legislativo, o objetivo é corrigir distorções territoriais resultantes de ajustes feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre os anos de 2000 e 2007. Como completou Aldigueri, a situação impactou “a contagem populacional, os repasses financeiros e a prestação de serviços públicos pela administração estadual”.
Quem também estava na reunião com Aldigueri foi o coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), Luiz Carlos Mourão. Ele, que estará in loco no Cariri, afirmou que serão realizadas pesquisas socioeconômicas com as comunidades, o levantamento de equipamentos públicos municipais e estaduais e conversas com a população para conhecer o sentimento de pertencimento.
Assim como ocorre com o Piauí, há um litígio entre os dois estados, mas que, no momento, está com o julgamento suspenso. A Alece, junto à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), vem trabalhando em conjunto para que a situação seja solucionada.
“Para que as duas casas legislativas, irmanadas, façam o trabalho de limite entre os dois estados. Pelo que eu tenho conhecimento, a primeira vez com um trabalho a esse nível”, destacou Mourão.
Fonte: Opinião CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário