Foto: Natinho Rodrigues |
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicou a proposta de critérios e o ranking dos municípios prioritários do programa AdaptaCidades, que tem como objetivo apoiar estados e municípios na elaboração de planos locais de adaptação à mudança do clima até 2030. Um total de 10 cidades por estado foi selecionado. No Ceará, todos os municípios da primeira etapa da ação estão listados com prioridade “muito alta”.
Como divulgou o Ministério, com base em projeções climáticas até 2030, foram combinados seis critérios para a definição dos municípios selecionados. São eles: risco de impacto hidrológico, risco de deslizamentos, risco de seca, população exposta a riscos geo-hidrológicos, população afetada pela seca e vulnerabilidade social.
Em nota técnica, a pasta destaca que os impactos ambientais das mudanças climáticas são sentidos em todo o território nacional, sendo as populações em situação de vulnerabilidade as mais afetadas. “Cabe aos governos, de forma integrada, desenvolver iniciativas para fortalecer as capacidades institucionais de estados e municípios”, pontua.
Dos 5.570 municípios do Brasil, 2.045 estão com prioridade “alta” ou “muito alta” em relação às vulnerabilidades socioambientais. Como informou a pasta, na primeira fase da ação do Governo Federal, foram selecionadas apenas as 10 cidades mais populosas de cada Unidade da Federação (UF).
Confira as cidades selecionadas no Ceará:
Fortaleza;
Caucaia;
Juazeiro do Norte;
Maracanaú;
Sobral;
Itapipoca;
Crato;
Maranguape;
Iguatu;
Quixadá.
PRIORIDADES
O Ministério divulgou também a lista dos 20 municípios mais populosos de cada estado e seus respectivos dados em seis critérios. No Ceará, além das cidades já listadas que receberão apoio da União em relação às vulnerabilidades sociais, foram divulgados os índices das seguintes cidades: Quixeramobim, Pacatuba, Tianguá, Aquiraz, Crato, Aracati, Horizonte, Canindé, Eusébio e Russas. Dessas, apenas Tianguá e Eusébio estão com prioridade “alta”, enquanto os outros oito estão com prioridade “muito alta”.
Em tabela divulgada pelo Ministério, são elencados os tipos de riscos geo-hidrológicos aos quais cada cidade está suscetível, entre deslizamento, enxurrada e inundação. Dentre os 20 municípios cearenses cujos dados foram divulgados, nove estão sujeitos aos três tipos: Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Crato, Maranguape, Pacatuba e Russas. O município de Eusébio é o único que não está suscetível a nenhum tipo de risco.
Fonte: Opinião CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário