Em audiência pública, foram apresentados resultados projeto Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária), realizado numa parceria entre a Sudene e a Embrapa Semiárido. A iniciativa é voltada para a produção em escala comercial de materiais de plantio de mandioca, com foco na indicação de genótipos mais produtivos e adaptados aos ambientes de Serra e Chapada na região do Cariri, em particular no município de Salitre. A ideia é garantir uma produção com qualidade fitossanitária e tolerância ao déficit hídrico.
Heitor Freire, diretor da Sudene, marcou presença no evento, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Salitre, e destacou o papel da Autarquia nas ações de promoção do desenvolvimento local e no apoio ao setor produtivo. Além dele acompanharam a audiência pública, o coordenador-geral Wandemberg Almeida e o engenheiro agrônomo Mauro Póvoas. O programa atende pequenos e grandes produtores e já contou com desembolsos da Sudene no valor de R$ 200 mil, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED). O projeto conta com unidades experimentais em áreas identificadas e selecionadas pelo setor de transferência de tecnologia e por pesquisadores da Embrapa Semiárido.
Nessas unidades são desenvolvidas ações para identificar doenças, pragas e viroses da cultura da mandioca; cultivares de mandioca tolerante à bacteriose e à broca-da-haste. Entre outras ações previstas estão seleção de, pelo menos, um genótipo de mandioca mais tolerante ao estresse hídrico; estabelecimento de, no mínimo, duas unidades de validação de cultivares elite de mandioca na região do Cariri; e realização de transferência de tecnologia em mandiocultura para produtores de mandioca.
A qualidade da muda ou semente é considerada fundamental para alcançar bons níveis de produtividade e uma maior longevidade da cultura, “constituindo-se no alicerce de uma lavoura bem estabelecida, com reais possibilidades de sucesso e sustentabilidade para os interessados em investirem na produção de manivas-sementes com sanidade vegetal comprovada”, de acordo com a Embrapa, parceira da Sudene no projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário