O trabalho dos profissionais contribuiu com a separação correta dos materiais recicláveis e a destinação correta dos resíduos
Considerada uma das maiores vaquejadas do interior do Ceará, a ExpoVaq, em Farias Brito, estimulou cultura, lazer e negócios e teve, ainda, caráter de sustentabilidade. Com apoio da Regenera Cariri, em parceria com a Prefeitura do município, catadores de materiais recicláveis realizaram trabalho de coleta de resíduos no Parque de Vaquejada Silva Antero, contribuindo para a limpeza da festa e reduzindo os impactos ambientais negativos do evento, que aconteceu entre 17 e 21 de setembro.
O trabalho dos profissionais contribuiu com a separação correta dos materiais recicláveis, evitando que fossem descartados junto aos resíduos úmidos e também dando a destinação correta aos itens coletados. Rosimeire Galdino, catadora há três anos, destacou que a colaboração do público na separação dos resíduos, além de ajudar os catadores, é importante para o processo. “Se todo mundo colaborasse assim, separando aquele material reciclável daqueles que não serve, sabe, seria muito melhor”, explicou.
Já Benedito Cardoso, com 25 anos de atuação como catador, ressaltou o impacto direto do trabalho na organização do evento. “Se não tivesse gente fazendo esse trabalho de catador, as mesas iam ficar muito sujas, o chão ficaria sujo, material reciclável com resto de comida, com tudo. A gente tem o orgulho e o prazer de colaborar com o pessoal da ExpoVaq”, ressaltou.
Suporte aos catadores
A atuação dos catadores durante a vaquejada contou com suporte da Regenera Cariri, que disponibilizou tendas de apoio para o armazenamento temporário dos recicláveis ao longo do evento, facilitando a coleta. Além disso, os catadores cadastrados receberam alimentação fornecida pela empresa. No total foram distribuídas 45 refeições, além de água e refrigerante.
Antes dos festejos, a concessionária capacitou nove catadores e entregou kits de Equipamento de Proteção Individual (EPI), com camisa de identificação, botas, chapéu, protetor solar, protetor auricular, luvas e máscaras N95. Este é o segundo ano que a Regenera Cariri apoia os catadores na ExpoVaq, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a valorização dos catadores de materiais recicláveis.
A iniciativa com os catadores de Farias Brito se soma a outras ações do mesmo tipo, executadas pela Regenera Cariri, buscando a valorização desses profissionais e também o empoderamento. Ao todo, a empresa prestou suporte a 86 profissionais com a distribuição de EPIs e alimentação na Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha; Vaquejada de Missão Velha; Expocrato e, agora, a ExpoVaq, em Farias Brito.
Sobre a Regenera Cariri
A Regenera Cariri será responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região. As prefeituras de cada município seguirão responsáveis pela coleta de resíduos, enquanto a empresa dará destino adequado para 270 toneladas de resíduos gerados, diariamente, nestas cidades.
Serão investidos mais de R$110 milhões, ao longo de 30 anos de contrato, para construir as infraestruturas necessárias à operação da concessionária, adotando práticas sustentáveis e cumprindo o que determinam o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Novo Marco Legal do Saneamento.
Com a operação da Regenera Cariri, os municípios poderão desativar lixões a céu aberto, onde há pessoas em atividade de catação insalubre. Além disso, a gestão correta dos resíduos vai contribuir para a preservação ambiental, em especial das fontes de águas subterrâneas; além de ampliar o potencial de geração de renda dos catadores, que poderão ter, ainda, melhores condições de saúde e segurança na atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário