A formação e a entrega dos materiais foram realizadas pela Regenera Cariri, que também disponibilizará alimentação para os catadores em todos os dias do evento.
Os catadores de materiais recicláveis de Farias Brito que irão atuar na vaquejada do município (ExpoVaq) participaram, nesta sexta-feira (12), de capacitação sobre a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI). A ação foi realizada pela Regenera Cariri, em parceria com a Prefeitura de Farias Brito, e contemplou nove trabalhadores que, além da capacitação, receberam kit contendo protetor solar, protetor auricular, máscaras do tipo N95, garrafa de água, luvas, chapéu, botas e camisa com proteção ultravioleta.
Durante o evento, que acontece de 17 a 21 de setembro, a Regenera Cariri irá fornecer alimentação para os catadores cadastrados. Além disso, a empresa vai montar tendas de apoio que poderão ser utilizadas pelos catadores para guardar o material recolhido durante o trabalho.
O catador de material reciclável Antônio Nogueira elogiou a ação que, segundo ele, ajuda a dar visibilidade ao trabalho de coleta e contribui para a conscientização da população. “Às vezes o povo não respeita a gente, acham que a gente cata lixo. Não custa nada separar o material”, disse.
A analista de responsabilidade social da Regenera Cariri Maria Eduarda Albuquerque destaca a atuação do catador como agente multiplicador da educação ambiental. “Por muitas vezes, as pessoas não têm noção da importância dos catadores para o meio ambiente. Além de levar renda a muitas famílias, a reciclagem tem um grande impacto ambiental que reverbera na sociedade como um todo, por isso, a conscientização e a valorização desses profissionais é tão necessária e urgente”, completa.
O secretário de Meio Ambiente de Farias Brito, Lucas Sales, agradeceu a parceria com a Regenera Cariri e enalteceu o trabalho dos catadores. “São pessoas importantes para a gestão. É através deles que conseguimos realizar um evento bonito e limpo”, frisou.
Apoio continuado
A ação com os catadores de Farias Brito se soma a outras ações do mesmo tipo, executadas pela Regenera Cariri, buscando a valorização desses profissionais. Nos meses de junho e julho, a empresa deu suporte a 77 catadores com EPIs e alimentação, durante todos os dias da Festa do Pau da Bandeira, Vaquejada de Missão Velha e Expocrato, nas cidades de Barbalha, Missão Velha e Crato, respectivamente.
Sobre a Regenera Cariri
A Regenera Cariri será responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região. As prefeituras de cada município seguirão responsáveis pela coleta de resíduos, enquanto a empresa dará destino adequado para 270 toneladas de resíduos gerados, diariamente, nestas cidades.
Serão investidos mais de R$110 milhões, ao longo de 30 anos de contrato, para construir as infraestruturas necessárias à operação da concessionária, adotando práticas sustentáveis e cumprindo o que determinam o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Novo Marco Legal do Saneamento.
Com a operação da Regenera Cariri, os municípios poderão desativar lixões a céu aberto, onde há pessoas em atividade de catação insalubre. Além disso, a gestão correta dos resíduos vai contribuir para a preservação ambiental, em especial das fontes de águas subterrâneas; além de ampliar o potencial de geração de renda dos catadores, que poderão ter, ainda, melhores condições de saúde e segurança na atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário