Na tarde desta quinta-feira, 28 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - ALECE sediou uma audiência pública, realizada na sala das comissões técnicas, para debater o acesso à terra e as políticas voltadas para a agricultura familiar no estado. O requerimento foi do deputado estadual Pedro Lobo (PT), que conduziu a discussão em torno de temas centrais como o Plano Nacional de Crédito Fundiário, políticas de habitação rural e acesso à terra para agricultores com pouca ou nenhuma propriedade.
O encontro reuniu representantes de órgãos estratégicos e entidades ligadas ao setor rural, como o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE , ex-deputado federal João Alfredo, representantes da SDA, FETRAECE, FETRAF, Ematerce, APRECE, superintendentes dos bancos do Nordeste e do Brasil, entre outras federações e movimentos sociais que representam os trabalhadores e trabalhadoras do campo.
DEBATE PRODUTIVO
Durante a audiência, os participantes discutiram os desafios e as possibilidades de ampliar as políticas de crédito fundiário e de acesso à terra no Ceará, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir mais condições de produção e permanência no campo.
MANDATO PROPOSITIVO
Para o deputado Pedro Lobo, a iniciativa foi considerada muito positiva
“A audiência pública foi produtiva e esclarecedora, pois conseguiu reunir diversos atores que têm responsabilidade direta sobre o tema e construiu encaminhamentos que podem gerar resultados concretos para os agricultores cearenses”, destacou.
"Fiquei muito feliz por ser o autor do requerimento e coordenado os debates durante a audiência pública, contribuindo desta forma, o nosso mandato, para implantação de políticas essenciais para garantir ao agricultor o acesso à terra, o fortalecimento da agricultura familiar, políticas de sustentabilidade e inclusivas", ressaltou Pedro Lobo.
ENCAMINHAMENTOS
Entre os encaminhamentos, ficou definida a criação de um fórum permanente para avaliar e acompanhar as ações discutidas e encaminhadas durante a audiência pública, realização de uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Pimenta, e entregar a ele um documento com as reivindicações do Ceará, bem como apresentar ao governador Elmano de Freitas,.as pautas e as demandas dos nossos agricultores e agriculturas, tão importantes para o desenvolvimento do estado.
Foto: Máximo Moura (ALECE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário