A abertura da exposição “Louco em Cena: 21 Anos de Teatro, Democracia e Fraternidade na Cidade”, irá acontecer na próxima segunda-feira, 24 de novembro, na Escola de Saberes de Barbalha. A mostra inaugura a programação do XXI Festival Nacional de Teatro Louco em Cena, que segue até o dia 7 de dezembro em diversos espaços da cidade.
Com curadoria de Adriana Botelho, a exposição celebra mais de duas décadas de trajetória do festival e destaca sua principal marca: a ocupação democrática dos espaços públicos e o encontro direto com o público. A mostra se desdobra em três núcleos expositivos, distribuídos pela cidade:
Escola de Saberes de Barbalha - acervo de memórias com objetos cênicos, figurinos, matérias jornalísticas, documentos históricos e fotografias;
Praça da Estação - tenda de circo com um grande carrossel de imagens que revela a diversidade, a alegria e o público do festival;
Calçadão, em frente ao Cine Teatro Neroly Filgueira - painéis fotográficos com registros de espetáculos que dialogam com o espaço urbano.
A mostra revisita acervos, experiências compartilhadas e contribuições de artistas que marcaram a história do Louco em Cena, como Renato Dantas, Zizi Telécio, Rhuann Mallone e Wellington Rodrigues. O conjunto das obras provoca uma reflexão sobre o poder transformador da arte e sua capacidade de gerar reconhecimento, empatia e fraternidade.
Sobre o festival
De 24 de novembro a 7 de dezembro, o Festival Nacional de Teatro Louco em Cena ocupa ruas, praças, teatros, escolas e instituições de Barbalha com mais de 50 apresentações de teatro, circo, dança, contação de histórias, música, atividades formativas e grupos da tradição popular. Toda a programação é gratuita.
Em sua 21ª edição, o festival reafirma sua função sociocultural ao reunir artistas e grupos de diversas regiões do Brasil, fortalecendo a circulação de saberes, a diversidade estética e a democratização do acesso à arte. Mais de 600 pessoas estão envolvidas diretamente na realização desta edição.
O festival é uma iniciativa do Instituto Corrupio Povo Cariri e, em 2025, foi contemplado pelo 1º Edital de Festivais Culturais Calendarizados, promovido pelo Governo do Ceará em parceria com o Ministério da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei Federal nº 14.399/2022).
A programação completa pode ser acessada em: www.corrupiopovocariri.com.br
Serviço
Abertura da Exposição “Louco em Cena: 21 Anos de Teatro, Democracia e Fraternidade na Cidade”
Data: segunda-feira, 24 de novembro
Horário: 19h
Local: Escola de Saberes de Barbalha, Rua Neroly Filgueira, 386 - Centro, Barbalha
Evento gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário