domingo, 13 de setembro de 2015

Emprego traz mais alegria e fortalece auto estima


Carminha Dantas, de 67 anos, trabalha há 37 no mesmo local. Aposentou-se e continuou no mesmo serviço por opção dela, para não se sentir acomodada ( Foto: Thiago Gadelha )
Jaime Ferreira de Alcântara tem 73 anos e passou a integrar o quadro de funcionários do supermercado três anos antes de se aposentar. Depois que o fez, ainda continuou no serviço ( Foto: Thiago Gadelha )
Quem vê a disposição e o contentamento do seu Jaime e da dona Carminha trabalhando a despeito das rugas e dos cabelos brancos, sente logo curiosidade em saber como conseguem manter tanta alegria e profissionalismo desempenhando atividades que exigem passar horas em pé, empacotando compras e arrumando a loja. Tudo isso sem qualquer esboço de cansaço, que facilmente acometeria qualquer jovem que desempenhasse as mesmas funções.
Em comum, esses dois trabalhadores são aposentados e optaram em continuar "no batente" em vez de ficar em casa curtindo netos ou descansando. Outro fator que os une é fato de trabalharem na mesma loja Pão de Açúcar, localizada no Shopping Center Um, em Fortaleza.
Jaime Ferreira de Alcântara tem 73 anos de idade e há 15 integra o Programa Terceira Idade do Grupo Pão de Açúcar (GPA). "Quando vim trabalhar aqui faltava só sete anos para me aposentar. Me aposentei com 65 anos e continuei trabalhando dentro do projeto para me manter ativo. Todas as empresas deviam fazer esse tipo de programa, que valoriza os mais velhos que querem trabalhar", diz.
Casado e com apenas uma filha, seu Jaime afirma que o dinheiro extra é bem vindo, mas não é a necessidade que o faz continuar trabalhando. "Minha filha já é casada e se sustenta. Lá em casa só somos eu e a mulher. Dava para viver com a aposentadoria. Mas trabalhando, me sinto vivo. Não me cansa esse serviço. Aqui trabalho, conheço pessoas, tenho amigos. E o que eu ia ficar fazendo em casa?", pergunta, entre um e outro pacote.
Pouco mais de 14h30 e a seção de perfumaria da loja já está toda organizada por categoria de produtos. Xampus, desodorantes, cremes de pentear, lavandas. Tudo em seu devido lugar. A autoria de todo esse trabalho criterioso é da dona Carminha Dantas, 61 anos de idade, que aposentou-se há sete anos.
Tempo de serviço
Ao todo, ela trabalha há 37 anos no mesmo supermercado, que completou 40 anos de funcionamento em 2014.
"A loja inaugurou em 1974 e eu fui contratada em 1977, três anos depois. Aqui é como se fosse a minha casa. Não continuo trabalhando pelo dinheiro, mas porque gosto de trabalhar. Sou viúva e moro com uma irmã. O que ganho, ajudo a família. Não tenho problema financeiro, mas também não tenho nada para fazer em casa. Então por que vou me acomodar? Gosto do meu trabalho, a empresa é boa e a gente se sente bem", resume dona Carminha.
Programa
Há dezoito anos, o Programa Terceira Idade do GPA oferece oportunidades de trabalho para pessoas a partir de 55 anos nas unidades das redes Pão de Açúcar e Extra de todo o País, inicialmente na função de empacotador. Em todo o Brasil, o Programa emprega atualmente mais de 3.473 pessoas, sendo 218 trabalhadores nas unidades localizadas na Região Nordeste.
Os interessados em participar do Terceira Idade podem deixar o currículo em qualquer loja das redes Pão de Açúcar e Extra ou, se preferir, preencher o formulário disponível no site do grupo (www.gpabr.com), clicando na aba "Candidatos". (AC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário