terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Sítio Urbano do Gesso terá orientação agroecológica


O projeto Agentes do Sítio Urbano do Gesso, desenvolvido pelo Coletivo Camaradas com recursos do Prêmio Periferia Viva, do Ministério das Cidades, terá orientação agroecológica ao longo de seis meses. A iniciativa visa capacitar cinco famílias e realizar ações educativas a partir de práticas agrícolas saudáveis e que não agridem o meio ambiente.

O trabalho será conduzido pela bolsista do projeto e acadêmica de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Samyres Cruz. O Sítio Urbano do Gesso é reconhecido pela Lei Municipal nº 3.612/2019 e está localizado nas margens da linha férrea, entre a Estação da RFFSA e a Escola Profissionalizante Violeta Arraes.

No dia 21 de fevereiro, às 14h, na sede do Coletivo Camaradas, será realizada uma oficina de Produção de Mudas por Estaquia (técnica de propagação de plantas a partir de galhos). A atividade, além de beneficiar a comunidade local, será aberta ao público externo.

O projeto também conta com a contribuição da professora Brisa Cabral, agroecologista do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – campus Crato, e do professor Ricardo Ness, agrônomo e ex-reitor da UFCA.

Para Samyres Cruz, orientar as famílias fortalece o conhecimento sobre a produção de alimentos saudáveis e promove segurança alimentar, consciência ambiental e o uso responsável dos recursos naturais. Ela enfatiza que as práticas agroecológicas ajudam a produzir sem agredir o meio ambiente, evitam o uso de agrotóxicos, fortalecem a economia local e favorecem a sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário