domingo, 19 de agosto de 2018

Projeto de estudantes do Cariri dá novo destino aos cigarros apreendidos pela Receita Federal


Estudantes desenvolvem adubo natural a partir de cigarros
apreendidos. FOTO: Guto Vital
Pelo menos 80 toneladas de cigarros contrabandeados lotam o depósito da Receita Federal em Juazeiro do Norte. As cargas foram confiscadas em operações do órgão, nas divisas do Estado do Ceará com Piauí e Pernambuco.

O destino previsto é a incineração, mas isso pode mudar graças a um projeto orientado pelo Professor Ricardo Fonseca, do IFCE campus Juazeiro, e desenvolvido por Beatriz Sampaio e Vitor Bruno Costa Pereira, estudantes do ensino médio do colégio Paraíso.

O projeto foi produzido nas dependências do Minhocário Juá, o único da Região do Cariri. Consiste inicialmente na produção de uma massa a partir da mistura de água com o cigarro, sem o filtro, e partir daí, a massa é digerida pelas minhocas.

O resultado disso é o húmus que foi considerado um super adubo após realização de testes com diversas plantas, inclusive exemplares da Rosa do deserto.

Esse é um dos  140 projetos aprovados para a 3ª Mocica (Mostra de Ciências do Cariri).

Marcos Alexandre Lucena da Costa, Delegado da Receita Federal em Juazeiro do Norte revelou suas esperanças nesse projeto para conseguir suspender a incineração dos cigarros apreendidos em todo o país.  Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário