segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Estudantes chegam atrasados e perdem as provas do Exame



Dentre outras justificativas, quem chegou atrasado alega que se confundiu com o horário ou esqueceu documentos em casa ( Foto: Natinho Rodrigues )
O sonho do ingresso à universidade através do Enem 2016 foi frustrado para alguns estudantes em Fortaleza, que se atrasaram ou esqueceram os documentos nos dias de prova. A estudante Luana Cristina, 16 anos, deixou sua identidade em casa e não consegui realizar a prova do segundo dia de Enem. "É frustrante porque passei o ano todo estudando e agora não posso fazer a prova", lamenta.
A candidata Paula Inês, 42 anos, também perdeu a avaliação do segundo dia do certame. Ela revela que vacilou em relação ao horário. "Tentei não me atrasar, mas acabei me confundindo com o horário e infelizmente perdi a prova. Agora é levantar a cabeça e pensar no Enem do próximo ano". Luana e Paula fariam os exames na (Universidade de Fortaleza (Unifor).
Paulo Capelo, 20 anos, teve mais sorte. Ele conseguiu chegar ao local de prova faltando pouco minutos antes dos portões fecharem. "Fiquei apreensivo, mas acabou dando certo, apesar de ter chegado em cima da hora".
Alguns curiosos foram conferir de perto a agonia dos estudantes atrasados. O universitário Antenor Leal estava com o celular na mão e pronto para filmar. Ele confessou que foi ao local na expectativa de conseguir algum registro do momento que já virou tradição durante o Enem. "Vim por curiosidade e com expectativa de fazer algum vídeo divertido desses momentos".
Os estudantes que fizeram prova na Unifor, ontem (6), no segundo dia de Enem, também se depararam com dois personagens na recepção: os velhos conhecidos "Jesus e Satanás". A brincadeira foi realizada por promoters de uma boate local na divulgação de uma festa com o tema "A ressaca do Enem".
"Em momentos de tensão, como as provas do Enem, qualquer forma de descontração é válida para relaxar um pouco. Aproveitamos a oportunidade para dar um apoio moral e abençoar os candidatos e claro, divulgar nossa festa", brinca a promoter, Lorena Melo Martins.
e
Oportunidade
O Enem pode ser também uma boa oportunidade para conseguir uma renda extra para aqueles que não estão fazendo prova. É o caso do estudante Junior Pestana, que aproveitou o grande fluxo de pessoas durante o exame para vender trufas e brownies aos candidatos que fizeram prova na Unifor.
"Era um dinheiro que não estava contando e as venda foram ótimas! Esse dinheiro vai me ajudar a pagar a mensalidade da minha faculdade. De alguma forma, também estamos ajudando os candidatos a terem um bom desempenho". O vendedor ambulante Jonathan Batista de Souza também ficou satisfeito com as vendas de água, chocolate e canetas na entrada da Unifor. Ele revela que seu lucro é mais de 100% comparado aos dias normais de trabalho, no mesmo local. "Consegui dobrar o valor do que eu arrecado em dias normais. Muitos estudantes acabam esquecendo caneta ou de levar água e precisam de ajuda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário