Tauá O associativismo e as parcerias no setor do comércio estão promovendo o desenvolvimento neste Município. Reflexo disso é a grande mobilização que está sendo feita para a requalificação do Centro da cidade por meio do projeto Novo Centro, realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tauá e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Ceará (Sebrae-CE), que juntos pretendem oferecer o maior espaço comercial da região dos Inhamuns.
Segundo o dirigente Ailton Maciel, o projeto foi dividido em quatro etapas. A primeira foi a organização do trânsito; em seguida veio a remoção dos ambulantes, inclusive a Prefeitura criou um espaço direcionado para eles, o Centro Comercial; a terceira foi a conscientização e capacitação dos lojistas da região, por meio do Sebrae; e última investida que está em processo e tem previsão de término para março de 2016, é a parte estrutural, a obra que consiste na padronização das calçadas e faixas, entre outros.
"Esse projeto visa tornar o Centro da cidade mais acessível. O espaço é um verdadeiro Shopping a céu aberto. O município de Tauá está crescendo e esse projeto trará muitos benefícios para os lojistas", justifica.
Expediente noturno
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tauá (Acet), Ana Ricarte Melo, acredita que, depois de toda a reforma, o movimento do comércio ficará muito melhor. A ideia é que funcione até à noite, o que não acontece hoje por conta da segurança. E conta também que a requalificação deslocou os ambulantes que ocupavam as calçadas para o Centro Comercial, espaço que contém box e quiosque, que eles podem utilizar para o seu trabalho.
"Nesse espaço há cerca de 88 pessoas cadastradas. Alguns já saíram do local, mas, devido ao crescimento dos seus negócios, hoje possuem estabelecimento no Centro da Cidade. Não há mais nenhum ambulante na rua principal do município. Tenho notado até uma maior movimentação nas calçadas. Esse reordenamento contou com o apoio do Sebrae, que fez um importante trabalho de conscientização", explica Ana Ricarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário