Fortaleza. Gestores da saúde dos municípios cearenses se reuniram, na manhã de ontem, no Hotel Sonata, na Praia de Iracema, para discutir uma pauta que incluiu, dentre outros assuntos, a portaria Nº 1024, do Ministério da Saúde. O encontro foi promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).
O presidente da entidade, Josete Malheiro Tavares, explicou que os encontros da Cosems acontecem quinzenalmente para debater assuntos de interesse dos gestores com vistas a atender da melhor maneira possível a comunidade.
A portaria 1024, de 21 de julho de 2015, regulamenta o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde. Entre os secretários uma preocupação em comum: tentar de todas as formas possíveis continuar prestando serviço à comunidade mesmo diante do atual momento de crise econômica.
"Os gestores de saúde municipais trabalham diuturnamente para atender à população, apesar das dificuldades que por ventura surjam", declarou o presidente do Cosems, Josete Malheiro Tavares.
Contestação
O dirigente contestou informações repassadas pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), segundo as quais, "em 27 municípios cearenses, existe apenas um profissional registrado". Isso, mesmo com a ressalva do Cremec de que, "em alguns casos isolados, profissionais residem em outras cidades e se deslocam para realizar atendimento em municípios vizinhos". Para Josete Malheiro, o Cremec não forneceu os números reais e atualizados.
Mais Médicos
Segundo ele, em todo o Interior do Estado do Ceará existem cerca de 1.200 profissionais apenas no Programa Mais Médicos. "Essas informações não procedem. Somente no Pecém, que é distrito de São Gonçalo do Amarante, tem uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um posto com quatro médicos, além de duas equipes do PSF. Em Pentecoste, por exemplo, além de dois plantonistas da UPA, tem um médico no hospital e mais 15 no PSF, totalizando 18 médicos".
O dirigente ressaltou, ainda, que, "nas 22 regiões de saúde do Estado existem os consórcios que atendem aos municípios da área, com temos policlínicas com especialidades".
Guaramiranga
Um dos principais destinos turísticos do Ceará, Guaramiranga, citado como um dos 27 municípios que possuem apenas um médico, possui uma vasta rede de atendimento, conforme a secretária de Saúde Lady Diana Arruda Mota.
"Temos pelo menos quatro médicos para atender à população por dia. Em 2011, aderimos ao Consórcio Público de Saúde da 4ª Região, que atende a oito municípios da região do Maciço do Baturité".
Ainda conforme Lady Diana, "isso possibilita o atendimento aos cidadãos em 11 especialidades, como Cardiologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Ginecologia, Obstetrícia, Gastroenterologia, Dermatologia, Clínica Médica, Mastologia, Urologia e Neurologia, dentre outras. Somente no Hospital Municipal de Guaramiranga, temos sete profissionais, além de três que são médicos da atenção primária à saúde".
Nenhum comentário:
Postar um comentário