De acordo com dados dos departamentos municipais de trânsito de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Crajubar), a frota dos três municípios praticamente triplicou desde 2005. Juntas, as cidades somam 148.076 veículos. Tal aumento, segundo os agentes de trânsito, tem refletido na elevação de infrações cometidas tanto pelos condutores como pedestres. Entre os principais motivos de autuações na Região, estão o desrespeito às faixas de pedestres, a ausência de itens obrigatórios ao dirigir e o uso irregular das cinquentinhas e do celular.
Diante da situação, os departamentos do Crajubar planejam ações educativas, entre 18 e 25 de setembro, quando estará acontecendo a Semana Nacional de Trânsito. Nesse período, os focos serão as escolas, empresas e, principalmente, as ruas. Cláudia Barbosa, gerente do setor de Educação e Estatística do Demutran de Juazeiro, garante que o momento serve para orientar os condutores e pedestres sobre os riscos oferecidos pelos desrespeitos ao trânsito. Ela chama atenção para a quantidade de 5.073 motivos de infrações e apreensões de veículos. Atualmente, a maior cidade do Cariri possui uma frota de 99.076.
Cláudia Barbosa informa que dos 2.582 veículos recolhidos, 1.230 não estavam licenciados e 1.307 foram de motoristas sem habilitação. Outra observação feita pela agente é que a maioria dos transportes irregulares é de motocicletas (2.447). No Município também houve 29 acidentes com vítimas fatais. Destes, 14 de colisão e abalroamento, geralmente em cruzamentos; oito atropelamentos provocados por motociclista a idosos (63-75 anos) e crianças; quatro choques em objetos parados e três quedas envolvendo a prática de manobras arriscadas, como empinar a moto.
Roberto Grangeiro, diretor do Demutran de Barbalha, diz que, no Município (com frota de cinco mil), as 300 autuações foram movidas, principalmente, pelo não uso de capacete pelo condutor ou passageiro e pelo uso do celular ao dirigir. Outro dado é que, de janeiro a agosto, 16 acidentes foram registrados, sendo dois com vítimas fatais. Já para reduzir o número de estacionamentosproibidos, o diretor lembra que o processo de implantação do Zona Azul está em trâmite. “Na Semana, iremos fazer palestras para intensificar o uso da faixa pelos pedestres e portadores de deficiência”.
Um ponto em comum nas três cidades, que deve ser abordado durante a Semana, trata-se do uso irregular das motos cinquentinhas, que sofreu modificações na lei. O assessor de comunicação da Segurança Pública e do Demutran de Crato, Edilson Marques, ressalta que, a partir de novembro, todas as motos dessa categoria devem ser emplacadas e seus condutores habilitados. “O problema dela [cinquentinha] é que grande parte dos condutores não procurava saber o que era o trânsito, acha que era só montar e acelerar. Não paravam nas faixas, sequer sabiam ultrapassar”. No município, a frota chega a quase 44 mil veículos.
Os três profissionais destacam, ainda, o tema da campanha ‘Seja você a mudança no trânsito’ para que os condutores e pedestres tomem consciência de que infringir as leis do trânsito só coloca em risco suas próprias vidas. Dentro da temática, vamos orientar aos condutores sobre o uso das setas quando foram fazer as conversões e deem prioridade ao pedestre, que parem com atenção também aos carros que vêm atrás. Aos motoqueiros, pedimos que não passem pelas pequenas brechas por que, muitas vezes, atinge o pedestre”, salienta Cláudia Barbosa.
Uso do celular
“O que a gente mais flagra é o condutor de carro e motocicleta circularem usando o celular, até teclando no WhatsApp. Só lembrando que isso oferece sérios riscos no trânsito, pois divide a atenção do motorista. Se a pessoa for flagrada, ela será enquadrada numa infração de natureza média, com multa de R$ 85,13 e mais quatro pontos na carteira”, finaliza Edilson Marques.
Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário