CEARÁ
Troca de comando
13.02.2015
O dia de ontem foi de mudanças em Porangabuçu, com a demissão do técnico Dado Cavalcanti, por volta do meio-dia, e a contratação imediata de Silas, que já se apresenta hoje
Sai Dado Cavalcanti, entra Silas no comando técnico do Ceará. Depois de apenas nove jogos oficiais, sendo sete pelo Campeonato Cearense e dois pela Copa do Nordeste, a diretoria do clube optou por mudar o treinador para a sequência da temporada. A troca foi efetuada no início da tarde de ontem, com a demissão de um e a contratação de outro definida em um intervalo de apenas uma hora.
Silas será apresentado hoje e já começa os trabalhos visando a última partida da fase classificatória do Estadual, contra o Maranguape no sábado, no Estádio Presidente Vargas.
Mais do que resultados, Dado Cavalcanti teve 66% de aproveitamento, com cinco vitórias, três empates e uma derrota. Ainda assim, as atuações pesaram na escolha da diretoria por mudanças no comando.
"Com todo respeito a nossos adversários, nosso time era muito mais qualificado para ter as atuações que tivemos. Não tivemos nem de perto o desempenho que imaginávamos. Os adversários, mesmo inferiores, eram superiores ao Ceará. O trabalho não deu liga", esclareceu Robinson de Castro, vice-presidente do clube.
O dirigente declarou ainda que a diretoria esperou a cada jogo por um padrão de equipe que não veio, em um mês de jogos oficiais disputados.
"A gente esperava a cada jogo uma evolução, e ela não vinha. Percebíamos que o Dado estava se esforçando para achar isso, mas infelizmente não conseguiu aqui. As equipes dominavam o Ceará, mesmo inferiores".
Sobre considerar precipitada a contratação de Dado, Robinson opinou. "Procuramos um perfil inovador de técnico, mas vimos que para um time de massa como o Ceará, não funcionou. Ele é um ótimo técnico, vai crescer muito, mas não deu o resultado que queríamos".
Silas
O técnico Silas, que chega hoje ao clube, comentou o acerto com o Ceará. "A gente já estava tentando esse acerto há alguns anos, mas estou feliz demais por ter acontecido agora. A ideia é trabalhar muito e esse ano conseguir os objetivos principais do Ceará", disse o novo treinador.
Saiba mais
Trajetória
Dado Cavalcanti dirigiu o Ceará em nove jogos. Ele fez seu primeiro jogo oficial pelo clube no dia 15 de janeiro, quando venceu o Itapipoca por 3 a 0 na estreia do Estadual e teve seu trabalho encerrado horas após o empate com o River em 1 a 1, no dia 11, pelo Nordestão
Silas
O novo técnico do Ceará, Silas, terá como auxiliar técnico, Paulo Pereira e, Juninho como preparador físico. O melhor trabalho dele como técnico foi no Avaí, em 2008, quando subiu o clube para a Série A depois de 16 anos. No futebol cearense, Silas treinou o Fortaleza em 2007 e 2008
Lesionado, Tiago Cametá fará ressonância magnética
O lateral-direito Tiago Cametá deu um susto na torcida alvinegra após torcer o joelho durante a partida de quarta-feira, no empate em 1 a 1 com o River em Teresina, no Piauí, pela Copa do Nordeste. O jogador, que saiu chorando de campo, fará hoje uma ressonância magnética para indicar a gravidade da lesão.
No primeiro momento, acreditava-se que a lesão do jogador era gravíssima, que o tiraria dos gramados por todo ano de 2015, porém, apenas após a divulgação do resultado dos exames será possível saber se houve apenas uma torção ou algo ainda mais grave, como uma ruptura de ligamento.
Opções
Caso se confirme o desfalque de Cametá, o Ceará tem como opção para o setor, Samuel Xavier, que vem jogando improvisado na lateral-esquerda.
Com a eventual mudança, o novo técnico do Vovô, Silas, será forçado a retornar Tiago Costa para a lateral-esquerda, já que Eusébio, outro atleta da posição, também se recupera de lesão e deve voltar em uma semana.
"A culpa também foi dos jogadores"
A diretoria do Ceará não quis concentrar toda culpa pelo time não ter acertado ainda na temporada no trabalho de Dado Cavalcanti, demitido ontem. O vice-presidente e diretor de futebol do clube, Robinson de Castro, acredita que os jogadores também têm sua parcela de culpa por o time não ter atuado bem sob o comando do ex-técnico.
"Os jogadores, de uma forma geral, também foram cúmplices de todo problema. Isentá-los disso seria injusto, pois o técnico não trabalha sozinho. Por isso, acredito que precisamos de um comando diferente, de um técnico com mais experiência, com uma história maior no futebol para extrair o melhor destes jogadores", avaliou.
Com a chegada do novo técnico, Silas, Robinson espera que os jogadores rendam mais.
"Estamos líderes do Estadual talvez não por méritos, mas pela fragilidade dos adversários. Nosso desempenho não foi bom, o time não estava organizado e os jogadores sabem que podem render mais. Esperamos que o Silas consiga isso".
Autocrítica
Os jogadores do Vovô sabem que não estão desempenhando o melhor futebol. O volante Uillian Correia opinou sobre o desempenho da equipe na temporada. "Quando se contrata jogadores como o Ceará fez, a cobrança é muito maior. O grupo é qualificado, as competições são difíceis, e quando os resultados não aparecem, a pressão é grande. Estamos ainda buscando jogar o nosso melhor futebol".
O volante João Marcos também opinou. "Em uma equipe grande como o Ceará, a pressão para nós jogadores é enorme, tanto para vencer, quanto jogar bem. Estamos em busca disso
Nenhum comentário:
Postar um comentário