A Secretaria Municipal de Educação do Crato, em parceria com a Secretaria de Saúde realizaram a 1º Caminhada Novembro Azul, que teve como objetivo conscientizar a sociedade e os homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
A caminhada percorreu as principais ruas do centro da cidade alertando a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações de combate e prevenção ao câncer de próstata e outras doenças masculinas. A campanha Novembro Azul integra a programação mundial para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção.
Para reforçar e alertar sobre a doença, a Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria de Saúde realizaram a caminhada, como uma forma de atrair a atenção de todos, principalmente dos homens, quanto a necessidade de se fazer exames de prevenção do câncer de próstata. Uma vez que existe ainda um certo preconceito em relação ao exame de toque.
A campanha vem surtindo resultados, com o aumento no número de agendamentos de exames de próstata nos postos de saúde que estarão realizando atendimento preferencial durante todo o mês de novembro.
Programa Minha Casa Minha Vida em Crato construindo 1.578 unidades habitacionais
De acordo com o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos o programa visa diminuir o déficit habitacional do Crato. Ele quer construir 4 mil casas do programa na terra de Bárbara de Alencar
Estão sendo construídas em Crato 1.578 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida destinadas a atender famílias de baixa renda na cidade. As construções estão sendo realizadas no bairro Barro Branco, após um criterioso processo de cadastramento da população, nos diversos bairros do Município.
São dois conjuntos habitacionais sendo construídos, o Conjunto Monsenhor Montenegro e Conjunto Filemon Limaverde que além das casas terão toda a infraestrutura montada dando melhor qualidade de vida às famílias que lá forem residir.
Um dos objetivos é construir as casas para a redução do déficit habitacional, numa parceria dos governos federal, estadual e municipal. Segundo o secretário Municipal da Cidade do Crato, José Muniz, as primeiras casas serão entregues no mês de novembro do próximo ano.
Desde a criação do programa, somente na gestão de Ronaldo Gomes de Mattos, o Minha Casa, Minha Vida deixou de ser apenas uma promessa e se tornou uma realidade em Crato. A equipe social da Secretaria de Cidade, responsável pela obra, já finalizou o cadastramento de todos os interessados no programa. Todos os bairros da cidade e os funcionários públicos municipais foram atendidos com reuniões de apresentação, orientação e cadastramento.
Segundo o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, outros projetos do Minha Casa, Minha Vida já estão sendo pleiteados junto ao Governo Federal. A ideia, segundo Ronaldo, é construir 4 mil casas dentro do programa. Para Ronaldo conseguir esse objetivo é cuidar das pessoas e diminuir o déficit habitacional.
Estudantes de Enfermagem da URCA realizam trabalho com idosos do CRAS Batateira
Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) realizaram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gisélia Pinheiro (Batateira), um trabalho de educação em saúde para idosos com hipertensão.
Durante os trabalhos, foram realizadas dinâmicas, teste de glicemia, aferição de pressão e conversas sobre os cuidados com a saúde dos idosos. O trabalho foi selecionado e apresentado no XI Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial, realizado no dia 31 de outubro, em Porto de Galinhas, no Pernambuco. Na ocasião, foram 74 trabalhos aprovados, sendo 30 da URCA.
Prefeitura do Crato e SECULT realizam o projeto Sexta do Repente
O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), convida a todos para apreciar o evento Sexta do Repente: Cantoria de Bandeja, a ser realizado neste dia 14, às 19h, no Centro Cultural da RFFSA. De acordo com a SECULT, a proposta é que este belo projeto seja realizado todas as segundas sextas-feiras de cada mês, sendo iniciado com a apresentação dos repentistas Rafael Neto e Marlon Torres.
Projeto que cria a Escola de Música Maestro Azul é aprovado pelo Legislativo cratense
Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira, 11, da Câmara Municipal, o projeto de lei nº 1310001/2014, de autoria do Executivo, que cria a Escola de Música Maestro Azul, que funcionará sob a gerência da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).
A proposta tem por objetivo o fortalecimento da ação cultural, por considerar este um dos pilares para o desenvolvimento da cidade do Crato. Este também tem por objetivo a formação, qualificação, aprimoramento e a profissionalização de músicos instrumentistas eruditos e populares, bem como a formação de grupos musicais como camerata, quarteto e quinteto de cordas, orquestra e música de câmara em geral.
De acordo com o projeto, a escola oferecerá cursos de flauta doce para crianças a partir dos sete anos, instrumento de sopro e percussão para adolescentes compreendidos entre a faixa etária de 12 e 17 anos, bem como violão, canto e coral para pessoas de qualquer faixa etária.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Muncipal do Crato
Nenhum comentário:
Postar um comentário