quarta-feira, 15 de março de 2023

URCA realiza aula inaugural e cria o Curso de Arquitetura e Urbanismo, único público no interior do Ceará


A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou na noite desta terça-feira, 14, a aula inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo, que funcionará no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte. A evento contou com homenagens e estiveram presentes, além a nova turma de 33 alunos, integrantes da equipe de elaboração do projeto, coordenação de centro, e chefia de departamento.


Na ocasião, o ex-Secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior (Secitece), do Ceará, Inácio Arruda, recebeu uma homenagem pelos relevantes serviços prestados à universidade e especificamente no processo de articulação para a criação do curso, juntamente com o professor de arquitetura e urbanismo, Napoleão da Silva Neto, integrante do Conselho Estadual de Arquitetura.


O curso de Arquitetura da URCA foi criado pela Resolução de número 03/2022, do Conselho Universitário (Consuni), aprovada em reunião ordinária, realizada no dia 06 de Junho de 2022. A criação do curso está pautada dentro do projeto de expansão e interiorização do ensino superior do Estado do Ceará, mediante assinatura do decreto estadual número 34.537, de 03.02.2022.


A referida política de expansão serviu de base para a criação dos cursos de Medicina, no Crato, Tecnologia em Gestão do Turismo, em Barbalha, e Engenharia Agronômica e Ambiental, em Mauriti, este último em fase de elaboração do projeto pedagógico. O novo curso trará uma formação social robusta e socialmente enraizada, assim como a valorização do patrimônio histórico e cultural do Cariri e oferecerá curso em grau de Bacharelado.


Momento histórico


O Reitor em Exercício, Carlos Kleber de Oliveira, destacou a importância histórica do momento e deu as boas-vindas aos alunos. Ele enfatizou que o curso é o único público no interior do Ceará, e o segundo do Estado, e que essa é uma oportunidade para a universidade, de adentrar essa área de estudo, incluindo atividades de extensão, pesquisa e intervenção para fora da universidade. “Temos a missão de formar bons profissionais, mas a maior de promover o desenvolvimento da nossa região e preservação do nosso patrimônio cultural e ambiental, que é riquíssimo”, ressaltou Professor Carlos Kleber. Ainda acrescentou que os alunos e professores já entram nessa seara com uma grande missão, e com isso ter o reconhecimento da comunidade.


Para o agraciado da noite, Inácio Arruda, essa é uma data marcante para o Estado do Ceará, para a Universidade e a vida de cada um dos alunos, primeiros a integrar o curso de Arquitetura, que estão fazendo história e vão estar na placa como os pioneiros.


O Coordenador do Curso de Arquitetura, professor mestre Bruno Barbosa de Oliveira, destacou a necessidade de se criar um curso bacharelado na área. Para ele, já há uma expertise do corpo docente, que se inclui em cursos da URCA, como o de Tecnólogos da Construção Civil.


“Esse curso para a nossa região será muito importante, mesmo existindo em algumas universidades particulares, ainda não tinha um público. É muito satisfatório para todos fazer parte desse momento. Um crescimento dentro de um propósito que todo mundo está precisando, afirma. Ele ainda afirma que mesmo muitas pessoas achando que a arquitetura é uma coisa elitizada, a tendência é levar essa ciência para mais gente, pelo crescimento dos cursos e consequentemente dos profissionais no mercado, não apenas para embelezamento de prédios sofisticados, mas trabalhar questões mais simples, dando o mínimo de conforto ambiental numa casa, num espaço público, entre outros aspectos.


A diretora CCT, Professora Rosa Maria de Medeiros Marinho Dias, ressaltou ainda o processo de criação do curso, de forma coletiva. Ela saudou especialmente os novos alunos, dando as boas-vindas e destacou a importância do compromisso de todos. “Agarrarem a oportunidade!“, completa. Ainda estiveram presentes pró-reitores da URCA, a chefia de Gabinete da Reitoria, e chefia de departamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário