sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa é uma realidade para produtividade da região do Cariri


O evento já vai na sua quarta edição

No último final de semana, de 3 a 5 de fevereiro, foi realizado o Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e da Economia Criativa, no município do Crato. A promoção foi do Instituto Flor do Piqui e da Prefeitura do Crato. A iniciativa  proporcionou a diversas famílias do município a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços diretamente ao público. Os visitantes tiveram acesso a diversas ofertas de comidas típicas, doces, bebidas e artesanato local. Além disso, havia uma grande variedade de atividades voltadas para o empreendedorismo, como palestras sobre o mercado rural, além de informações sobre custos e gestão de negócios, com os parceiros: Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Fetraece entre outras. 

Ainda na feira foi feita a entrega de títulos do Programa Nacional de Créditos Fundiários, executado pelo Instituto Flor do Piqui e o governo do Estado, e a entrega de kits da Cozinha Solidárias Sustentáveis, promovida pela prefeitura municipal de Crato. A Cozinha Solidária Sustentável, foi idealizada pelo vereador Pedro Lobo (PT), a implantação desse projeto nas comunidades mais carentes é uma das ações do Programa de Aquisição de Alimentos Mesa Farta, que busca combater a insegurança alimentar, que agravou com a pandemia de Covid-19.

O Circuito de Feiras da Agricultura Familiar é uma realidade. Fomenta a economia local, e os benefícios são inúmeros e todos da localidade saem ganhando, especialmente a população. O vendedor ambulante, Lampião, relata que fez um investimento de R$350, e obteve retorno de R$2.000,00. Uma das integrantes do grupo de artesãs “As Fuxiqueiras da Chapada" destaca que: “O circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa é extremamente gratificante e enriquecedor,  pois enaltece nossos produtos feitos de fuxico.   A  participação não é apenas com intuito do lucro, mais de garantir uma afetividade, credibilidade, valorização, visibilidade, conquistar novas amizades por onde passamos, além de garantir a troca de ideias e experiências, permitindo assim, preencher a ociosidade das integrantes do  Grupo de Artesanato As Fuxiqueiras da Chapada do Baixio em Crato-CE”, disse uma das integrantes.

Ainda durante a feira, a tradicional Casa de Farinha e o Engenho também foram atrativos para os visitantes do Parque de Exposição. A programação também contemplou as crianças, com espaço voltado para atividades recreativas, como brincadeiras, contação de histórias e pintura de rosto. 

A parte cultural, no período da noite, foi com shows artísticos, comandados por Rafael Belo Xote, Leonardo de Luna e Forró de Raiz, que abrilhantaram ainda mais o evento. No domingo, o Projeto Viva o Parque foi agregado ao evento, o que proporcionou ainda mais atividades para a população do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário