O Ceará tem 99 pessoas com confirmação de monkeypox em 11 municípios. A maioria dos pacientes com a doença apresenta erupção cutânea — 80% dos casos. Já foram realizadas 804 notificações de quadros suspeitos. As confirmações constituem 12,3% desse total. Outros 341 casos ainda estão em investigação (42%).
As informações são de boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) publicado nesta sexta-feira, 9. Outros 364 (45,3%) casos já foram descartados após resultado laboratorial.
Os pacientes têm idade média de 32 anos, concentrados principalmente na faixa etária de 20 a 39 anos. Além das lesões na pele, a maioria dos pacientes relatou febre (58,6%) e adenomegalia, que é o inchaço dos gânglios do pescoço (43,4%).
O perfil dos pacientes ainda é majoritariamente de homens jovens. Contudo, outros grupos também já começam a ser infectados pelo vírus. Uma menina de oito anos moradora de Fortaleza foi a primeira criança confirmada com a doença no Ceará.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, a menina já está sem sintomas e o caso segue em investigação pelas equipes da Célula de Vigilância Epidemiológica. A família está sendo monitorada.
"Foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial de outras doenças, que estão em processamento", acrescentou a pasta.
Além da criança, outras cinco pacientes são do sexo feminino, perfazendo 6,1% das confirmações. Uma mulher tem entre 20 e 29 anos, duas têm entre 30 e 39 anos e duas estão na faixa etária de 40 a 49 anos.
Municípios com casos de monkeypox
Fortaleza - 82
Caucaia - 3
Maracanaú - 2
Russas - 2
Barbalha - 1
Eusébio - 1
Itaitinga - 1
Jijoca de Jericoacoara - 1
Massapê
Pacajus 1
Outros estados (2): 1 em Piauí e 1 na Bahia
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário