Realizada na manhã desta quinta-feira, 18 de novembro, a aula inaugural dos cursos do Programa de Formação Inicial em Arte e Cultura, começando com seis cursos. O lançamento do programa, que será executado através da Secretaria de Cultura do Crato, com a coordenação da LCF Serviços, aconteceu no auditório da sede do Geopark Araripe, com a presença do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), o vice-prefeito, André Barreto (PDT), o vereador Matheus Leite (PDT), representando a Câmara Municipal do Crato, a diretora da Escola de Gestão Pública do Crato, Águeda Duarte, além do Secretário de Cultura Amadeu de Freitas, representantes da empresa responsável pela execução dos cursos, do Reitor da URCA, Francisco do O´de Lima Júnior, entre outras autoridades municipais.
O programa tem a finalidade de colaborar e oportunizar pessoas e comunidades, urbanas e rurais, o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais. A proposta é que os cursos oferecidos possibilitem maior profissionalização dos agentes culturais locais e a multiplicação de ações e projetos para o setor.
Com quase todas as vagas destinadas já preenchidas, os cursos serão gratuitos, com recursos do Governo Federal, e já estavam sendo pleiteados através de projetos desde 2019 pela pasta, agora concretizados. Dos 11 cursos de diversas linguagens artísticas a serem destinados, com 28 turmas, serão iniciados seis, e em janeiro serão abertas novas vagas. O público-alvo do programa é de jovens a partir de 14 anos e adultos com ou sem experiência no setor cultural.
Serão iniciadas 9 turmas de dança, gastronomia, comunicação e mídias digitais, elaboração de projetos e educação patrimonial. O Secretário de Cultura ressaltou o trabalho de planejamento para atuação com políticas culturais no Município e as condições necessárias para as ações, contando com a participação de todos os agentes. O Reitor da URCA destacou a importância cultural do Crato e o aproveitamento máximo dessas condições culturais.
Para o vereador Matheus Leite, "os cursos contribuem para o desenvolvimento de habilidades dos participantes, sendo uma forma de potencializar a carreira profissional de jovens e adultos. Além disso, também é uma maneira de gerar renda para essas famílias, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho", comemorou o parlamentar.
Na oportunidade, Matheus Leite ainda destacou a importância da parceria entre a Câmara do Crato e a gestão municipal, que juntas, vem trabalhando em prol da população cratense. "Parabenizo o Município por está investindo na cultura, enquanto o Governo Federal tenta acabar com a nossa cultura, com a nossa identidade. São ações como essa da prefeitura municipal do Crato que mantém nossa cultura viva", destacou Matheus.
O vice-prefeito, André Barreto, ressaltou o momento oportuno da capacitação, aberto para a sociedade, para ampliar os seus conhecimentos e terem mais oportunidades. Ele desejou sucesso aos participantes da formação, que chega em boa hora.
Segundo o prefeito Zé Ailton, o Crato nesse momento deve atuar com a missão de valorização maior dos artistas e a finalidade é trabalhar bem mais perto desse público. "Queremos dotar o Crato de espaços culturais e valorizar a prata da casa e encantar os cratenses e a todos que visitam a nossa cidade", disse. O prefeito ainda lembrou que como incentivo à classe artística, baixou a alíquota do ICMS em 30% para quem contratar os artistas do Crato nos palcos da cidade.
Os ministrantes dos primeiros cursos foram apresentados ao público, para dar início às aulas a partir da próxima semana. Concluindo o curso, o participante estará apto a desenvolver concepções criativas
Cursos
1-Gastronomia, com 2 turmas de 80h;
2-Educação Patrimonial, com 6 turmas de 40h;
3-Dramaturgo, linguagens teatrais e cinematografia, com 2 turmas de 80h;
4-Danças populares, contemporâneas e expressões corporais, com 2 turmas de 80h;
5-Produção teatral de contos, cordéis e poesias, com 2 turmas de 80h;
6-Belas artes, artes gráficas, xilografia e lambe-lambe, com 2 turmas de 80h;
7- Cenografia, figurino e adereços, com 2 turmas de 80h;
8-Artesanato com materiais recicláveis e reutilizáveis, com 4 turmas de 40h;
9- Comunicação e mídias digitais, com 4 turmas de 40h;
10-Produção e gestão cultural, com 2 turmas de 80h;
11-Elaboração de projetos culturais, com 2 turmas de 80h.
De acordo com o Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, serão disponibilizados inicialmente 6 cursos. As inscrições estão abertas e vão até o próximo dia 22, data do início dos cursos.
Os cursos e turmas, que irão iniciar no próximo dia 22 de novembro são:
Educação patrimonial 40h/a - Turma 01
Local: URCA Campus Pimenta
Horário: 08h às 11h30
Educação patrimonial 40h/a - Turma 02
Local: URCA Campus São Miguel
Horário: 18h às 21h30
Artesanato com materiais recicláveis e reutilizáveis - Turma 1
Horário: 08h às 11:30
Local: RFFSA
Artesanato com materiais recicláveis e reutilizáveis - Turma 2
Horário: 08h às 11h30
Local: CRAS Seminário
Elaboração de projetos culturais 80h/a - Turma 01
Horário: 18h às 21h30
Local: URCA Campus Pimenta
Comunicação e mídias sociais 40h/a - Turma 01
Horário: 08h às 11:30
Local: CEU - Bairro Mirandão
Comunicação e mídias sociais 40h/a - Turma 02
Horário: 18h às 21h30
Local: CEU- Bairro Mirandão
Danças Populares, contemporâneas e expressões corporais 80h/a - Turma 01
Horário: 18h às 21h30
Local: Varanda das Artes, Centro.
Gastronomia 80h/a - Turma 01
Horário: 14h às 17h30
Local: Projeto Nova Vida
Posteriormente, novas inscrições para os outros cursos serão abertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário