
Falando de forma saudosa, ele citou que em 1989, durante as eleições presidenciais daquele ano no qual era candidato, foi o momento em que esteve pela primeira vez na região, mais especificamente ao Crato, a convite do economista e político caririense Miguel Arraes enquanto estava em trânsito para o Recife (PE). Ele ressaltou também que já esteve na residência do poeta Patativa do Assaré, em outra de suas visitas.
Lula ressaltou a importância do famoso Leilão de Fotografias em campanha enquanto estava detido na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR), como jeito de representar a cara do povo Nordestino. Uma das fotografias, tirada em Barbalha, foi inclusive uma das que obteve maior lance na época, sendo que o valor angariado foi destinado ao Instituto Lula. “Faço questão de tirar fotos com as pessoas mais sofridas, porque este é o Brasil que mais representa o sofrimento que o povo passa, e que agora está vendo o país afundar de novo”.
Ressaltando o debate político, o ex-presidente afirmou seu apoio a gestão do atual governador do Ceará pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Camilo Santana, declarando-o como uma figura forte no estado e sendo um político comprometido por estes. Ele também afirmou apoio a outros candidatos pelo partido e coligados na região.
Discutindo sobre as constantes falas de opositores que o condenaram, durante os escândalos que envolveram seus dois mandados à frente da presidência da república, Lula afirmou que segue reafirmando seu compromisso com o país e desafiou quem quer fosse a provar ilicitude em todos os processos que o envolvem. “Eu quero desafiar alguém que não goste de mim neste país a provar um real ilícito na minha vida”, bravejou.
Citando sobre os constantes rumores que deveria se candidatar às eleições presidenciais de 2022, o político foi bem categórico. Ele afirmou que já se sente contemplado pelo seu legado e que deve apoiar candidaturas de nomes que ele acredita serem fortes, mas que se não houver outro jeito, poderá sim concorrer a um novo pleito.
“Se chegar a conclusão de que a minha candidatura é instrumento para derrotar o fascismo neste país, para trazer o prazer de ser brasileiro outra vez, se para provar isto eu tiver que ser candidato, não tenha dúvidas de que eu serei candidato”, completou Lula.
Confira a entrevista na íntegra:
Fonte: Site Badalo
Nenhum comentário:
Postar um comentário