![]() |
| (Foto: José Leomar) |
O aumento nos números de casos e mortes causados pela Covid-19 no Ceará pode ser explicado pela queda no cumprimento das medidas de isolamento social pela população. A afirmação é do secretário da Saúde do estado, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, feita durante live direcionada a alunos de uma universidade de Minas Gerais na noite desta quarta-feira (6).
Segundo o titular da pasta, as medidas relacionadas à quarentena tiveram efetividade no início do período do decreto de isolamento. Contudo, desde o feriado da Semana Santa, no início de abril, o comportamento da população mudou. "Saímos de um isolamento de quase 60% da população e fomos para alguns municípios com 26%. Nós começamos a aumentar abruptamente o número de casos há duas ou três semanas", apontou Dr. Cabeto.
Nesta quarta, houve o registro de 849 mortes por Covid-19 e de 12.310 casos confirmados na plataforma IntegraSUS às 17h20. Fortaleza aparece com 9.061 casos e 651 mortes.
O secretário da Saúde reforçou ainda que a quantidade de casos positivos no Ceará se dá pela capacidade de testagem do estado para as suspeitas do novo coronavírus (SARS-CoV-2). "Para dar o diagnóstico de coronavírus, tem que fazer teste. Um exemplo, em São Paulo foram feitos 38 mil testes e o Ceará fez 31 mil. Em outros estados não fazem 500 testes por dia. Estados em situação similar à do Ceará, como a Bahia, fazem em uma semana o que nós fazemos em um dia", ressalta.
Além disso, Cabeto falou sobre uma nova estratégia para a testagem da população de Fortaleza, feita em forma de "drive-thru". Serão 120 mil testes de RT-PCR (biologia molecular), que identifica o vírus durante o período inicial, que devem começar a ser feitos neste formato nos próximos dias.
Medidas mais rígidas
Na manhã desta terça-feira (5), o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciaram que o período de isolamento social no Ceará será estendido por mais 15 dias, indo até 20 de maio, com uso obrigatório de máscaras por toda a população.
Além disso, a capital do estado tem um decreto específico com regras mais rígidas, principalmente quanto à circulação de pessoas e veículos pelos espaços públicos. O decreto de Fortaleza valerá a partir da próxima sexta-feira (8), para que haja a preparação para seu cumprimento. (G1 CE)
Pessoas se aglomeraram em busca de atendimento na Caixa em Fortaleza. FOTO: José Leomar

Nenhum comentário:
Postar um comentário