Idealizado
para impulsionar o turismo no Cariri, o teleférico de Barbalha está em fase
final de implantação, com 85% da obra executada. A próxima etapa é de
adaptações da rede elétrica e testes com o maquinário. A previsão é que a
entrega seja feita este ano.
O
equipamento interligará um dos principais distritos da cidade, Vila do Caldas,
ao Mirante do Cruzeiro, onde é possível contemplar o Vale do Rio Salamanca e o
Centro Histórico de Barbalha, e ainda ter uma vista privilegiada da encosta da
Chapada do Araripe. Com capacidade para transportar até 660 pessoas por hora, o
teleférico amplia possibilidades de ações voltadas para ecoturismo, educação e
preservação ambiental na região. O investimento, do Governo do Estado, é de R$
14 milhões.
“Nós
estamos com todos os equipamentos do teleférico já no canteiro de obra, em
processo de montagem. Todas as cadeirinhas, os cabos, os equipamentos elétricos
estão na obra, aguardando apenas a ligação de energia que está sendo
providenciada junto à Enel”, informa o diretor de Obras Especiais da
Superintendência de Obras Públicas (SOP), Silvio Campos. Os testes devem
começar no fim do mês de agosto.

A
parte relacionada a construção civil está em bom ritmo de andamento. “As duas
estações, a inferior e a superior, estão com as estruturas metálicas prontas.
Vão começar a receber o recobrimento. Isso já é uma etapa final dessas duas
estações”, diz o diretor de Obras Especiais da SOP. A passarela no Mirante do
Cruzeiro também está sendo instalada.
Também
sob responsabilidade da SOP, o projeto do teleférico de Juazeiro do Norte, que
vai facilitar o acesso dos romeiros à estátua de Padre Cícero, está na fase de
cumprimento de demandas legais para que os serviços possam começar. Além da
estrutura que levará cerca de mil passageiros por hora até a Colina do Horto, a
obra contempla a urbanização do entorno.
“Juazeiro
e Barbalha já são dois grandes polos de visitação do nosso Estado, então
imagine quando esses teleféricos forem entregues e entrarem em funcionamento.
Como a obra em Barbalha finaliza ainda este ano, já podemos esperar um
movimento maior no município com a novidade”, comenta o diretor de Obras
Especiais da SOP, Silvio Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário