domingo, 9 de junho de 2019

URCA completa 33 anos com dedicação, competência e conquistas

A Universidade Regional do Cariri (URCA) comemora neste dia 09 de junho, 33 anos de criação e atuação na Região do Cariri. Desde sua implantação, a Universidade se propõe a construir um futuro com oportunidades para os estudantes, buscando consolidar uma Universidade Pública, gratuita e de qualidade, socialmente referenciada, com intuito de ser agente de formação para o desenvolvimento multidimensional em bases justas.
A URCA é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, em todos os campos do conhecimento, e apresenta como principais objetivos: ministrar o ensino, realizar pesquisas e estimular atividades nas ciências, nas letras e nas artes; aplicar-se ao estudo da realidade brasileira, cearense e caririense, em busca de soluções para os problemas relacionados com o desenvolvimento econômico e social, tornando-se um ativo centro; e constituir-se fator de integração da cultura nacional.

Com sede administrativa em Crato e os maiores campi da instituição, a URCA possui campi também no município de Juazeiro do Norte e Unidades Descentralizadas em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha, além do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, e laboratório. A URCA atende a uma comunidade acadêmica de aproximadamente 12.500 estudantes de cerca de 111 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba.
Com dedicação, esforço e muito trabalho a instituição leva à sociedade um dos melhores indicadores de pesquisa e ensino do Ceará, no que diz respeito à qualidade da extensão, mediante cursos e atividades. Hoje a Universidade conta com 33 cursos entre graduação, mestrado e doutorado. Além de 45 cursos de Pós-Graduação, quatro Programas Especiais de Formação Pedagógica e duas Residências, uma Multiprofissional em Saúde Coletiva e outra em Enfermagem Obstétrica. 

O quadro de servidores abrange 238 funcionários técnicos-administrativos, entre efetivos e terceirizados, 371 professores efetivos, 153 professores temporários e 80 professores substitutos, e com o último concurso público foi aprovado o ingresso de mais de 90 professores, que em sua maioria chegaram na Universidade com projetos extensionistas para aumentar o número de pesquisadores na região.
Desde a sua criação até hoje, a URCA formou 20.993 alunos, sendo 18.285 do Crajubar (Crato e Juazeiro), 1.806 da Unidade Descentralizada de Iguatu, 194 da Unidade Descentralizada de Missão Velha e 708 da Unidade Descentralizada de Campos Sales, colaborando com o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Cariri.

A URCA também formou 302 discentes no programa Plataforma Freire, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e 207 no curso de graduação do programa especial de formação pedagógica, com pólos espalhados por toda região.

Em seus 33 anos, a URCA modernizou a infraestrutura e progrediu com projetos de melhoria, com a ampliação dos campi Crajubar e Pimenta. A qualificação docente teve início em 1990 e atualmente conta com o corpo docente composto por 140 doutores, 140 mestres, 44 especialistas e 06 graduandos.
A URCA é a única Universidade brasileira que possui em sua estrutura um geoparque reconhecido pela UNESCO, o Geopark Araripe, e um dos principais museus de paleontologia do país, o Museus de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. Também conta com um Núcleo de Práticas Jurídicas e um Núcleo de Acessibilidade.
A Instituição tem uma importância histórica para o povo e por esse motivo é possível perceber a necessidade de maiores investimentos para o desenvolvimento de projetos junto com a comunidade externa. O Reitor, professor Dr. Patrício Melo, comemora a data e amplia a visão de investimos e importância da Instituição. “É um momento de grande entusiasmo para a URCA que através de nossos esforços e dos investimentos públicos realizados para consolidação Universidade Pública, gratuita e de qualidade, que cujos objetivos nos notabiliza ao longo dessa história” afirmou.
O Vice-reitor, Lima Júnior, fala da relevância de uma boa gestão e os benefícios para acomunidade acadêmica. “O resultado de ações articuladas, formam profissionais para atuarem na educação básica, no campo das ciências aplicadas e jurídicas, nos segmentos da saúde, das engenharias e tecnologias. Confere à URCA importante papel por criar e organizar conhecimentos, constituindo-se numa das maiores capacidades instaladas de pessoas qualificadas do interior do Nordeste brasileiro”, disse.
A professora Roberta Piancó, Pró-reitora de Planejamento, relembra a história que vivenciou, toda a trajetória da Instituição, marcada por grandes realizações. “O crescimento que a URCA tem hoje, representa também o meu crescimento profissional, iniciei como técnica administrativa cedida a URCA e também fui aluna do curso de Geografia, hoje sou efetiva e trabalho com projetos de pesquisa na área de agrária. O crescimento da URCA é perceptível através de inúmeros projetos realizados, com apoio da órgãos fomentadores de pesquisas”, relatou.
O funcionário José Francisco da Silva, do setor de compras, que trabalha na URCA desde 1986, cita o processo de desenvolvimento. “A Universidade cresceu em todos os aspectos, na questão acadêmica e na estrutura física, iniciou com oito cursos e passou por muita mudança”, afirmou. Francisco tem prazer de fazer parte desta história e vivenciou a passagem dos nove reitores.

Diferente do funcionário Francisco, Rawel Pessoa Luna Ribeiro está atuando na URCA há três meses como Assessor Jurídico e comenta a relevância da Universidade em sua experiência profissional, já que hoje exerce uma função a qual se preparou quando aluno e estagiário da URCA. “Exerço essa função com muito amor e dedicação, pois o ambiente sempre é muito alegre, e espontâneo, mas nunca deixando de lado as atribuições inerentes a função”, disse.

O aluno Janailson dos Santos Borges do curso de Engenharia de Produção fala da importância da Universidade na região e comemora o momento. “A URCA me proporcionou novas oportunidades e crescimento profissional e pessoal”, alegou.
A família URCA comemora esta data tão importante, reconhecendo todo o processo de desenvolvimento socioeconômico. O Reitor, Patrício Melo, acredita que nesses 33 anos o maior patrimônio são as pessoas, incluindo os estudantes, professores e servidores, e também agradece ao governador do Estado do Ceará, Camilo Santana e sua equipe de secretários, por possibilitarem maior crescimento acadêmico no período de 2015 a 2019. “Somos uma equipe e nos orgulhamos em fazer parte, como docentes, discentes, funcionários e como gestores”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário