O governador
Camilo Santana anunciou, na manhã desta terça-feira (19), durante transmissão
ao vivo em sua página no Facebook, que vai criar um programa de geração de energia
solar para atender aos produtores da Agricultura Familiar. Ainda
segundo ele, até o fim do mês, um projeto será encaminhado para a Assembleia Legislativa, com o
objetivo de oficializar as ações do “Consórcio Nordeste”.
O
Consórcio Nordeste é uma proposta que foi idealizada na quinta-feira passada,
em São Luís, no Maranhão,
que tem como meta principal a união dos nove
estados prevendo parceria em ações econômicas,
políticas, de infraestrutura e social.
“O
consórcio vai ser criado por Lei e
algumas ações (dos estados) poderão ser feitas conjuntamente”, disse Camilo. “Até o fim do mês, cada
Assembleia vai enviar u projeto de Lei para colocar o consórcio em prática”,
disse.
Camilo
Santana disse ainda que os governadores do Nordeste estão à disposição para contribuir
com o debate da Previdência Social, mas que nenhum chefe de Executivo da região
abrirá mão de pontos que prejudicam a classe mais pobre da população.
No
encontro, também foi discutido a necessidade de defesa de equipamentos que
prestam serviços à região, como BNB, SUDENE, CODEVASF e DNOCS. “Precisamos de
projetos para o desenvolvimento do Nordeste”, defendeu. O primeiro
presidente do Consórcio Nordeste será o governador da Bahia, Rui Costa,
do Partido
dos Trabalhadores (PT).
Sobre
o projeto de energia solar para a Agricultura Familiar, Camilo Santana destacou
que a ideia é aproveitar o telhado da residência do trabalhador rural para
instalar placas
solares.
“Com
essa energia, poderemos gerar energia para o produtor rural, mas também pode-se
vender a energia gerada. Estamos formatando o projeto para fazer um projeto
pioneiro na área rural, de geração
de energia. Isso geraria receita maior para o homem do campo”,
disse.
O
governador anunciou também que vai sancionar, na próxima sexta-feira (22), a
Lei que transforma o programa “Mais
Infância” em uma política pública de Estado. “É um passo
importante para que o programa não seja apenas uma política de Governo, mas de Estado”,
defendeu.
Na
área da Segurança
Pública, o governador ressaltou os esforços para tentar reduzir
os altos índices de violência no Estado, destacando a redução de ocorrências
nos últimos meses. “Não vou descansar um minuto. Esse é um trabalho que precisa
ser feito 24 horas por dia”, afirmou. Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário