Fim de tarde e o forró pé-de-serra a todo vapor na Quadra
Bicentenário, localizada na Praça Alexandre Arrais. Quem chegava no local, já
para se exercitar, se perguntava o porquê de tamanha animação. Era o São João
dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que reuniu cerca de 300
idosos para festejar esta data tão especial para os nordestinos.O evento, preparado especialmente pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), teve muito arrasta-pé, apresentações e comidas típicas, e já faz parte do calendário festivo anual dos equipamentos sociais do Crato.
A gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, enfatizou a participação de toda a equipe para a concretização do evento. “Agradecemos, especialmente aos nossos idosos pela participação, em nome do prefeito Zé Ailton. O evento fala por si do quanto que esta gestão se esforça para que tudo aconteça a contento”, afirmou.
Se dançar faz bem para o corpo e a mente desses idosos, imagina então, ao som do Rei do Baião, apresentado pelo trio “Chumbo sim, senhor”. Após essa recepção, a Quadrilha Raízes do Cariri, do bairro Seminário, fez uma apresentação do seu enredo de 2018, apresentando a temática da escravidão no Ceará, com muita beleza, sofisticação e reflexão sobre os temas como estupro, violência contra a mulher, homofobia, entre outros.
Finalizando as apresentações culturais, o CRAS Vila Alta contou a história de Luiz Gonzaga, encenando e dançando os seus grandes sucessos. A ansiedade dos idosos era grande para que tudo saísse como ensaiado com o orientador Jorge William. A cada música os idosos foram incorporando um acessório para representar o momento. Muita cenografia foi usada para todas as transformações.
Na música “Xote das Meninas”, os integrantes mostraram show de habilidade na troca de roupas. Em “Ave Maria Sertaneja”, mostraram a religiosidade presente na vida sertaneja e tão bem propagada pelo Rei do Baião. Entre as músicas, trechos da história do cantor eram narradas. Por fim, a música “Hora do Adeus” trouxe um Luiz Gonzaga para o centro da quadra, e o grupo de idosas se vestiram como antigamente ao ir à missa, com véus na cabeça e terça na mão, levando muita emoção aos presentes.
A festa foi encerrada com forró e a degustação das comidas típicas das festas juninas: mungunzá, baião com paçoca e canjica. Além da equipe da SMTDS, estiveram presentes o Secretários e a Adjunta da Cultura, Wilton Dedê e Clea Feitosa, respectivamente; o Chefe Adjunto do Gabinete, Felipe Correia, no ato representando o prefeito Zé Ailton Brasil; e o assessor do Gabinete, Cláudio Esmeraldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário